Agora é oficial. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira, dia 05/07, através de seu site, a suspensão da partida entre Genus (RO) e Nacional (AM) – válida pela Série D do Campeonato Brasileiro – que estava programada para acontecer no próximo domingo, dia 07/07.
A paralisação se deve a uma liminar impetrada por torcedores do Clube do Remo que denunciam a suposta inscrição irregular do representante de Rondônia na competição. A ação ainda pede a inclusão imediata do clube paraense no Grupo A1 da competição nacional.
Entenda o caso
Wendell de Souza Figueiredo, torcedor do Remo, conseguiu, no dia 08/06, uma liminar para suspender a partida entre Paragominas e Genus (RO), válida pela segunda rodada do Brasileiro da Série D. O documento foi concedido pelo Juiz de Plantão, Raimundo Rodrigues Santana, na 10ª Vara Civil de Ananindeua. No entanto, a liminar não teria chegado até o local da partida, a Arena Verde, e o jogo acabou acontecendo. Por isso, o torcedor pretende recorrer e pedir o pagamento de multa dos clubes.
De acordo com a liminar, resumidamente, o Remo alegou que a Confederação Brasileira de Futebol descumpriu a Lei nº 10.671/2003, do Estatuto do Torcedor, mais precisamente os artigos 8º II, 9º e 10. Ou seja, não divulgou a tabela e o regulamento com sessenta dias de antecedência ao início da competição.
Além disso, segundo a liminar, a CBF descumpriu o regulamento elaborado pela própria entidade, pois houve duas alterações na tabela do Grupo A1 da Série D. A primeira resultante da inclusão do Vilhena (RO), no dia 03/06, cinco dias antes da partida contra o Paragominas. A segunda alteração foi a substituição pelo Gênus (RO), feita no dia 05/06, três dias antes da partida.
Globo Esporte.com, 05/07/2013