Entre as medidas mais promissoras com vistas à próxima temporada, o técnico Charles Guerreiro aponta o aproveitamento dos garotos da base. Os laterais Andrey e Alex Ruan, o zagueiro Igor João, o volante Nadson, o meia Rodrigo e os atacantes Jayme e Rodrigão terminam 2013 cercados de expectativas positivas. O treinador mantém o discurso que pede cautela para não “queimá-los”. Guerreiro acredita que os oito atletas que passaram a integrar o elenco profissional após a Copa do Brasil Sub-20 vão precisar de pelo menos mais um ano de afirmação.
“O próximo ano será para que estes garotos possam consolidar o espaço no Remo. Alguns estão mais adiantados neste sentido, como o Alex Ruan, que já é titular da lateral-esquerda do time principal, mas outros vão ter que aproveitar 2014 para mostrar definitivamente quem vai e quem não vai (vingar). São garotos bons, identificados com o clube, que pertencem ao Remo. Com eles no grupo, tenho certeza que vamos conseguir montar um elenco mesclado no ano que vem com alguns meninos que subiram”, argumentou.
O goleiro Lino, o zagueiro Gabriel, o lateral-direito Marquinhos e os atacantes Rodrigão e Guilherme também estão nos planos do treinador para o próximo ano, mas terão de mostrar serviço com a camisa do São Raimundo. O quinteto está sendo emprestado à Pantera para a disputa da Primeira Fase do Campeonato Paraense de 2014. O Alvinegro santareno estreia na competição na próxima terça-feira, 05/11, contra o Castanhal, às 20h30, no Colosso do Tapajós, em Santarém.
“Com esses empréstimos, vamos dar uma oportunidade para que esses jogadores ganhem experiência em uma competição de nível profissional. Eles não terão o mesmo período de descanso que daremos à maioria do elenco, mas terão muito a ganhar em termos de maturidade, principalmente neste início de carreira”, observou o comandante azulino.
No caso do atacante Jayme, o período de 10 dias de recesso será de recuperação física. Ele sofreu uma lesão na parte posterior da coxa direita no início de setembro e desfalcou a equipe sub-20 na maior parte da Copa do Brasil da categoria. O mesmo se aplica ao lateral-direito Carlinhos, contratado por empréstimo ao JV Lideral (MA), que ainda se recupera de uma contusão na coxa esquerda.
O grupo principal do Leão Azul volta aos treinos no próximo dia 11/11, no Centro de Treinamento “Ninho dos Cobras”, no Curuçambá, em Ananindeua, e realiza exames médicos. A diretoria já negocia a realização de dois amistosos ainda para este mês, contra Paragominas e São Francisco, clubes que estão garantidos na fase principal do Parazão 2014 e estão iniciando a preparação com vistas ao certame estadual.
O Liberal, 03/11/2013