O Clube do Remo venceu o São Francisco nesta segunda-feira (25/11) no amistoso de preparação das duas equipes para o Campeonato Paraense 2014. O duelo dos Leões aconteceu no estádio Colosso do Tapajós e foi festivo em comemoração aos 84 anos do clube santareno.
O nome da partida foi o artilheiro Val Barreto que fez o único gol do amistoso e deu a vitória ao Leão da capital. O jogo foi disputado do início ao fim e tinha regras especiais por se tratar de um confronto não-oficial. Não havia limites de trocas e os atletas que foram expulsos durante a partida puderam ser substituídos.
A partida começou movimentada com as duas equipes buscando o gol. O Remo levou perigo logo na jogada inicial com Ratinho e o São Francisco também perdeu ótimas oportunidades com Ricardinho e Rodrigo nos primeiros minutos.
Os Leões continuaram atacando bastante, mas parando nas defesas adversárias. O começo de jogo foi marcado por muitas faltas dos dois lados que proporcionaram vários lances perigosos de bola parada.
Os dois times criavam bastante, mas pecavam nas conclusões. Destaque para o meia-atacante Ricardinho, que infernizou a zaga do Clube do Remo com lances em velocidade. O Leão da capital se aproveitava de contra-ataques, mas a bola não chegava com qualidade para as finalizações do centroavante Val Barreto.
A primeira etapa terminou sem gols e com muito equilíbrio dos dois times. Tanto o São Francisco quanto o Remo tiveram oportunidades de abrir o placar, mas não conseguiram transformar essas chances em gols.
As equipes voltaram sem nenhuma alteração no intervalo e o segundo tempo começou bem parecido com o primeiro. Os dois times indo para o ataque e criando chances, mas sem conclusão a gol. Destaques para os dois goleiros – Tiago Neymar e Fabiano – que fizeram boas defesas nos primeiros minutos da etapa final de partida.
A primeira substituição do jogo foi do visitante. O técnico Charles Guerreiro tirou o atacante Guilherme para promover a entrada de Rodrigo para melhorar as finalizações do Leão da capital.
A mexida deu resultado. Aos 25 minutos, após grande jogada do lateral Alex Ruan, que avançou pela defesa do São Francisco e chutou fraco, Val Barreto pegou a sobra e empurrou para as redes: 1 a 0.
Após o gol, o técnico Joaci Moura também mudou. O meia Caçula entrou na vaga do atacante Jefferson no Leão santareno. Charles Guerreiro respondeu e colocou Nadson no lugar de André.
A partida ganhou mais emoção e o São Francisco foi para cima em busca do empate. Para mudar o resultado, mais dois jogadores entraram no time de casa – Felipe entrou na vaga de Gerson e Aldair no lugar de Rocha, que foi expulso após ganhar dois cartões amarelos. O Remo também aproveitou para fazer testes em sua equipe. Saíram Ratinho e Ted para as entradas de Carlinho e Rodrigão.
A pressão dos santarenos aumentou, mas a estrela do goleiro Fabiano brilhou e o jogador fez grandes defesas. Ainda houve tempo para a entrada de Lineker no lugar de Kiko no São Francisco e a expulsão do zagueiro Rubran, que foi substituído por Henrique, pelo Leão da capital.
Aos 51 minutos, o árbitro Odonaldo Cardoso apitou o fim de jogo e decretou a vitória do Clube do Remo no Duelo dos Leões paraenses. O time da capital ganhou uma premiação simbólica (troféu) pela vitória no amistoso. As duas equipes estreiam no Parazão em janeiro do ano que vem.
Globo Esporte.com, 25/11/2013