Antônio Carlos Nunes de Lima (FPF) e José Maria Marin (CBF)
Antônio Carlos Nunes de Lima (FPF) e José Maria Marin (CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está bem perto de confirmar a Copa Verde como aquisição para o calendário do futebol brasileiro em 2014. O assunto voltou a circular de forma mais assídua no meio da imprensa esportiva nacional e de dirigentes dos clubes que compõem a competição. Do dia 19/01 até 16/02, com 8 datas reservadas, clubes da região Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo devem disputar a competição que dará ao campeão uma vaga para a Copa Sulamericana de 2015. Porém, a CBF ainda não divulgou nenhum comunicado oficial.

As Federações evolvidas já estão cientes do modelo e ainda querem que a Copa Verde, assim como ocorre com a Copa do Nordeste, dê vaga à Copa Sulamericana. Mesmo com a resposta positiva da CBF ainda não divulgada. A ideia do torneio, parecida com a da Copa do Nordeste, era reunir apenas clubes da região Norte (por isso o nome Copa Verde em alusão à Floresta Amazônica), mas ampliou-se para o Centro-Oeste e o Espírito Santo.

No total, serão 16 clubes de 11 Estados: Desportiva (ES), Remo, Paysandu, Paragominas, Nacional (AM), Princesa do Solimões (AM), Vilhena (RO), Náutico (RR), Oratório (AP), Cuiabá (MT), Mixto (MT), Cene (MS), Interporto (TO), Brasília (DF), Brasiliense (DF) e Plácido de Castro (AC).

A competição, segundo as informações, terá incentivo do Ministério do Esporte e de um canal de televisão, que quer reproduzir a empreitada da Copa do Nordeste desta temporada. Os confrontos devem ser definidos de acordo com o ranking da CBF em uma reunião no fim de outubro na sede da entidade.

Diário Online, 09/10/2013