O discurso dos cartolas do Remo sobre aproveitamento da base e contratação de jogadores “de peso” parece conflitante. A chegada de jogadores “importados” sempre foi um golpe na intenção de fazer um time com jogadores pratas da casa. Pelo menos nas promessas, isso não é certo que aconteça em 2014.
Nos amistosos deste segundo semestre, o técnico Charles Guerreiro tem aberto espaço no elenco principal do Remo para jogadores formados nas categorias de base. No entanto, a promessa de contratação de pelo menos oito reforços com vistas à próxima temporada parece ameaçar o aproveitamento da garotada azulina. Impressão que o presidente Zeca Pirão garante não corresponder à realidade.
“Nós estamos qualificando o nosso elenco com a contratação de alguns jogadores de bom nível, pois entendemos que montar um grupo forte é metade do caminho para conquistarmos os nossos objetivos. Isso não significa que os contratados vão ter prioridade sobre os garotos da base. Pelo contrário, já conversei com os jogadores e deixei claro que o Charles Guerreiro terá total liberdade para escalar o time com os jogadores que estiverem melhor, independentemente de serem pratas da casa ou contratados”, ressaltou Pirão.
De acordo com o mandatário remista, a receita para um atleta conquistar seu espaço no Remo de 2014 é simples e vale tanto para as crias das categorias de base azulina quanto para os “importados”, incluindo até mesmo o tão esperado e misterioso “Camisa 33”.
“Não dá para garantir vaga para os garotos, do mesmo jeito que não podemos impor os jogadores que estão chegando neste fim de ano. É nos treinamentos que o desempenho de cada um que vai determinar quem será titular. Aqui no Remo ninguém vai jogar com o nome. Se o jogador não corresponder dentro de campo, mostrando qualidade, raça e comprometimento, pode ter certeza de que não vai ficar”, afirmou o dirigente.
Logo após a eliminação do Remo na Copa do Brasil Sub-20, diante do Criciúma (SC), o técnico Charles Guerreiro promoveu sete juniores ao elenco profissional: o goleiro Jader, o lateral-direito Carlinhos, o zagueiro Igor João, o volante Nadson, o meia-atacante Rodrigo e os atacantes Rodrigão e Guilherme.
Além deles, o treinador recebeu de volta o lateral-esquerdo Alex Ruan e o atacante Jayme, que já haviam atuado antes pelo grupo principal. No entanto, Jayme não vai permanecer no Remo para a próxima temporada. Apesar de ter renovado contrato por mais 2 anos, na semana passada, o artilheiro do sub-20 azulino está sendo emprestado para o Corinthians (AL).
Sobre o assunto, o diretor de futebol Thiago Passos esclareceu que o empréstimo de Jayme foi uma decisão tomada em conjunto entre a direção e a comissão técnica do clube.
“Dentro do nosso planejamento, esperamos utilizar mais a base, mas cabe aos atletas conquistarem espaço. O Jayme é um exemplo disso. Ele foi avaliado pelo técnico Charles Guerreiro e pela direção de futebol e chegamos à conclusão de que ele teria poucas chances de ser aproveitado no ano que vem diante dos outros atacantes que já estão ou que ainda vão chegar ao elenco remista”, explicou o dirigente.
O Liberal, 06/12/2013