Paragominas 2x2 Remo (Val Barreto)
Paragominas 2x2 Remo (Val Barreto)

Quando a derrota parecia estar se confirmando, o Paragominas conseguiu o empate nos acréscimos, dando números finais ao confronto com o Remo: 2 a 2. A primeira partida entre as equipes, válida pela fase semifinal do Campeonato Paraense, aconteceu nesta quinta-feira, dia 14/02, na Arena Verde. Val Barreto e Fábio Paulista marcaram para o Leão, enquanto o atacante Aleílson anotou os dois gols do Jacaré. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, dia 17/02, no Mangueirão, em Belém.

Sem Thiago Galhardo, que só entrou aos 10 minutos do segundo tempo, Flávio Araújo não contou com um homem de criação para articular as jogadas. Endy, que deveria exercer a função, passou apagado. Enquanto isso, Aleílson, mais uma vez, foi o principal jogador do Paragominas. Com velocidade e muita habilidade, o atleta, de 27 anos, se isolou ainda mais na artilharia da competição, com 9 gols marcados.

O jogo começou com falta antes mesmo do minuto inicial. Na cobrança, o time do Paragominas mostrou que queria a vitória e arriscou, com Aleílson, um chute perigoso, assustando o goleiro Fabiano e animando os torcedores que estavam na Arena Verde. O Remo, no primeiro ataque, chegou ao gol com Val Barreto. Ele recebeu a bola na intermediária, dominou e encheu o pé de fora da área: 1 a 0 Leão, aos três minutos.

Com a abertura do placar, o Jacaré foi obrigado a sair para o jogo, deixando a defesa um pouco vulnerável. Foi assim que o PFC teve a chance de empatar. Aleílson ganhou do marcador, chutou forte, cruzado, e Rubran chegou atrasado. O goleiro azulino já havia passado da bola e o zagueiro só teria o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Por outro lado, o Leão estava mais fechado em seu campo de defesa, talvez esperando o contra-ataque.

Sem aproveitar o bom momento depois do primeiro gol, o Remo acabou levando o empate aos 22 minutos do primeiro tempo. Depois de bate e rebate na pequena área, Cristóvão desviou e Aleílson chutou para dentro da meta de Fabiano. Os jogadores do Leão ainda pediram impedimento, mas o árbitro validou: 1 a 1. O goleiro azulino evitou a virada depois de cobrança de escanteio de Marquinhos. Seria um gol olímpico.

O Jacaré seguia melhor em campo. O que se via era um Remo um tanto quanto atordoado, uma equipe que, claramente, havia sentido o empate. Naquela altura do jogo, o time do PFC já havia perdido algumas chances que poderia custar caro no decorrer da partida, pois o Remo, como se sabe, é dono de bons valores individuais, capazes de fazer a diferença a qualquer momento em seu favor.

O PFC voltou para a etapa complementar com muita vontade e teve a chance de virar o jogo aos quarenta segundos. Aleílson recebeu em profundidade, ganhou do marcador na velocidade e, quando estava sozinho, acabou chutando por cima de Fabiano. O torcedor do Leão, por outro lado, sentia falta de um homem de criação e a única opção estava no banco de reservas: o articulador Thiago Galhardo.

Dito e feito. O treinador chamou o meio-campista aos 10 minutos e colocou na vaga de Endy, que estava apagado em campo e fazia uma de suas piores partidas com a camisa do Remo. Mas o desempate saiu dos pés de Fábio Paulista, outro jogador que não fazia grande apresentação. Foi em cobrança de falta. Quando André Luiz pensava que Zé Antônio seria o cobrador, o atacante surpreendeu e não perdoou. Leão na frente: 2 a 1.

Depois disso, o Jacaré diminui o ritmo, como no primeiro confronto em Belém, contudo, ainda assim, dominava as principais ações. Aleílson, sempre ele, era o dono das principais criações, deitava e rolava em campo, mas as finalizações erradas persistiam. Adriano Miranda também era outro jogador importante e fazia bem seu papel de segundo atacante, apoiando e ajudando o meio-campo na criação de jogadas.

O Remo ainda tentava se aproveitar dos erros de passes do Paragominas. Aos 32 minutos, Rubran e Cristóvão, por exemplo, erraram duas vezes consecutivas e oportunizaram Fábio Paulista, que não soube aproveitar. Depois disso, a partida ficou morna, ou melhor, parecia que tinha ficado. Nos acréscimos, aos 48 minutos, Aleílson conseguiu o gol de empate. Depois de cruzamento de Magno, ele desviou de cabeça. Final de jogo: 2 a 2.

Globo Esporte.com, 14/02/2013

Assista aos melhores momentos de Paragominas 2×2 Remo clicando aqui!