Caso a disputa jurídica se arraste e o campeonato não seja finalizado antes de 04/05, a Federação Paraense de Futebol perde o prazo limite para indicar o representante paraense para a Série D. O artigo 51 do regulamento do Parazão afirma:
Art. 51 – Desde que não tenha(m) vaga(s) assegurada(s) em Competição Nacional organizada pela CBF, o(s) representante(s) do Estado do Pará, será(ão) o(s) melhor(es)colocado(s) no “PARAENSE 2013”, observados os critérios técnicos.
Assim sendo, o maior pontuador, sem vaga em competições nacionais, seria o Remo, atualmente com 36 pontos. Terceiro colocado na classificação geral com 27 pontos, o Paragominas só superaria o Remo em pontuação conquistando 10 pontos entre a semifinal e final de turno. A Taça Estado do Pará teria de ser disputada até antes do dia 04/05 e o Paragominas teria de conquistar o título do turno – o que lhe garantiria a posição de, no mínimo, vice-campeão e, independente da pontuação, o colocaria entre os dois primeiros da competição.
Alguns dirigentes do Cametá chegaram a ventilar o interesse em requerer a vaga na série D caso o torneio não reinicie até o prazo limite, baseado na colocação do último campeonato estadual, onde o Mapará foi campeão e cedeu sua vaga na competição para o Remo. O diretor técnico Paulo Romano fez desmentiu essa hipótese.
Diário do Pará, 09/04/2013