A partida entre Remo e Paragominas foi digna de uma final, cheia de emoções e lances decisivos para os dois lados. Porém, quem saiu de campo vitorioso foi o Leão, pelo placar de 1 a 0, gol marcado aos 28 minutos pelo atacante Branco, que havia entrado em campo pouco tempo antes. Com o resultado, o time da capital reverteu a vantagem do Jacaré e, agora, pode até empatar no jogo de volta para ficar com o título do segundo turno.
A segunda e decisiva partida acontece no próximo domingo, dia 05/05, na Arena do Município Verde. Além do título da Taça Estado do Pará, o campeão ainda ganhará o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. As duas equipes já asseguraram vaga na Copa do Brasil 2014. A delegação do Leão segue para o interior no próximo sábado, dia 04/05, após o almoço.
Precisando da vitória para reverter a vantagem do Paragominas, o Clube do Remo foi quem ditou o ritmo da partida nos minutos iniciais do primeiro jogo da final. Apostando nas jogadas em velocidade, o time dava sinais de que atuaria ofensivamente. Foi assim que Val Barreto tentou uma investida em Diogo Capela, logo no começo, mas o passe acabou longo demais e saiu pela linha de fundo.
O primeiro chute ao gol também foi do Remo. Val Barreto subiu com perigo pela direita e cruzou rasteiro para Leandro Cearense na entrada da área. O atacante girou e chutou, mas o goleiro Maycki Douglas estava atento e fez a defesa. A resposta do Jacaré aconteceu no lance seguinte. Lourinho foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro, mas a zaga azulina conseguiu o corte. Tinham três jogadores do PFC esperando.
Aos 12 minutos da etapa inicial, a partida se mostrava mais equilibrada, apesar da ligeira vantagem do Remo. Por pouco o time da capital não abriu o placar aos 15′ com Gerônimo. Val Barreto deu belo passe ao volante, mas ele demorou demais para chutar e acabou travado pela marcação. No contra-ataque, eram três atletas do PFC contra três do Leão, mas Aleílson e Adriano Miranda não souberam aproveitar.
A primeira oportunidade real de gol do Paragominas só veio aos 26 minutos. Ramon, em cobrança de falta, tentou uma jogada ensaiada, mas tocou errado e Lourinho puxou contra-ataque, tocou para Adriano Miranda que, sozinho e com a defesa do Leão desarrumada, acabou chutando por cima do gol. Próximo dos 40′, a melhor chance do jogo. Aleílson recebeu a bola, fez tudo certo, mas ao invés de tocar para Adriano Miranda, arriscou o chute para fora.
O Remo voltou ao segundo tempo valorizando a posse de bola e buscando o gol. Ramon teve boa oportunidade em cobrança de falta, mas bateu por cima. Aos 6 minutos, o PFC saiu errado e o Remo puxou o ataque. Alex Ruan, consciente, fez o chute e a bola passou muito perto. Até os 15 minutos, o time da capital se apresentava melhor, enquanto o Jacaré não conseguia passar para o campo de ataque.
Flávio Araújo fez a primeira alteração ainda no começo do segundo tempo. Tirou Ramon e colocou Thiago Galhardo. Surtiu efeito no primeiro momento. Galhardo cruzou na área, a defesa fez o corte e o zagueiro Henrique arriscou de longe, mas Maycki Douglas deu um toque providencial, colocando para escanteio. No contra-ataque, Aleílson deu bom passe para Lourinho. O chute saiu fraco e Fabiano defendeu.
Depois dos 20 minutos, o Paragominas conseguiu equilibrar o jogo, como no primeiro tempo. Aleílson chegou com muito perigo depois que recebeu o toque de Adriano Miranda. O chute ainda chegou a bater na rede pelo lado de fora. No escanteio seguinte em favor do PFC, Beá, que havia entrado no lugar do atacante Aleílson, cabeceou sozinho e a bola passou bem pertinho da trave do goleiro Fabiano.
O gol, enfim, saiu aos 28 minutos. Branco recebeu passe milimétrico de Thiago Galhardo e chutou cruzado, com efeito. A bola pegou curva e parou no fundo das redes. Leão 1 a 0, para a explosão da torcida azulina. A resposta do Paragominas veio pouco tempo depois. Adriano Miranda recebeu cruzamento, fez o giro e chutou. Fabiano, no reflexo e com precisão, fez a defesa e salvou o Remo do gol de empate. Ficou nisso: Remo, 1 a 0.
Globo Esporte.com, 01/05/2013
Clique aqui e confira os melhores momentos de Remo 1×0 Paragominas