A rivalidade histórica entre Pará e Amazonas será novamente reeditada em forma de futebol. Clube do Remo e Nacional (AM) se enfrentam nesta quinta-feira, no Mangueirão, a partir das 19h30, em partida de ida válida pelas quartas de final da Copa Verde. As duas equipes voltam a se encontrar no dia 09/03, na inauguração da Arena da Amazônia, em Manaus (AM), estádio construído para sediar quatro jogos da Copa do Mundo.
A última vez que os Leões do Norte estiveram frente a frente foi na Série C de 2005, ano do título remista. Desde então, o Leão do Amazonas traçou um caminho ligeiramente melhor, mesclando participações na Série D e Copa do Brasil, enquanto o Leão paraense mergulhou em uma crise profunda que o tirou do Campeonato Brasileiro em 3 temporadas (2009, 2011 e 2013).
Curiosamente, ambos caminham em ritmo de vitórias em 2014. O Remo faturou o primeiro turno do Parazão, enquanto o Nacional (AM) se classificou em primeiro lugar no grupo e vai às finais do primeiro turno do Campeonato Amazonense.
Na prática, os donos da casa levam vantagem, tendo em vista que o técnico Charles Guerreiro conta com praticamente todo o elenco à disposição. O único poupado foi o atacante Leandrão, sob os cuidados do Departamento Médico. Embalado pela conquista recente, os azulinos pretendem manter o ritmo acelerado, visando garantir a vantagem no jogo de volta. A tarefa, contudo, será difícil no que depender do time amazonense que, sob o comando do treinador Francisco Diá, jogará completo.
Diário do Pará, 27/02/2014