Na tarde de ontem, a Confederação Brasileira de Futebol realizou um sorteio para definir as equipes e os respectivos grupos que farão parte da Série D do Campeonato Brasileiro, com início previsto para o dia 20/07. O Clube do Remo está no grupo A2, ao lado de Guarany de Sobral (CE), Interporto (TO), Moto Club (MA) e um representante piauiense – River (PI) e Piauí (PI) decidem o título do Campeonato Piauiense e, consequentemente, quem fica com a vaga.
A divulgação da tabela decreta de uma vez por todas a espera ansiosa por uma divisão aos remistas. Embora tenham disputado a mesma competição no ano de 2012, em um episódio mal explicado envolvendo uma polêmica desistência do Cametá de ficar com a vaga, a conquista de 2014 tem um sabor diferente, por ter sido conquistada no gramado, mediante um projeto ousado de reconstrução do clube, que vislumbra, ao final do ano, alcançar a Série C.
De acordo com o critério adotado pela CBF, a Série D foi dividida em oito grupos, com 41 clubes no total. O grupo A1, excepcionalmente, é o único que terá seis equipes. O Rio Branco (AC), rebaixado da Série C em 2013, foi adicionado.
Já o sistema de disputa permanece o mesmo da edição passada. Na primeira fase, os clubes disputam entre si, em jogos de ida e volta, e os dois primeiros colocados avançam. A partir daí, com os 16 melhores, disputa-se as oitavas-de-final. Em seguida, o mesmo sistema, com oito equipes nas quartas-de-final. Após estas duas fases eliminatórias, os quatro classificados terão o direito de disputar a Série C em 2015. A competição prossegue com semifinais e finais.
A Série D foi criada pela CBF em 2009 e o Clube do Remo fará a sua terceira participação no campeonato. Antes, o Leão já havia disputado em 2010 e 2012. O prazo de realização da competição é estimado entre os dias 20/07 e 16/11.
[colored_box color=”yellow”]Remo é o time de maior tradição no grupo
A situação de recolocado em uma divisão não dá aos azulinos a condição de exigir alguma coisa. A revelação de pelo menos 3 dos 4 primeiros adversários já anima alguns jogadores do plantel que têm a oportunidade de apagar a imagem da última participação do clube na Série D, em 2012, quando foram eliminados ainda nas oitavas-de-final pelo Mixto (MT), em pleno Mangueirão.
Daquela época, alguns jogadores permanecem no grupo, como o zagueiro Raphael Andrade, que voltou no início deste ano, os volantes André e Jhonnatan, além do meia Ratinho.
Esta será a terceira competição nacional que o Remo disputará em 2014. Nas outras duas, Copa do Brasil e Copa Verde, o Leão não obteve muito sucesso, ao contrário do que se espera do Brasileirão.
“São adversários de tradição em seus Estados. O Guarany de Sobral (CE) foi rebaixado, temos o Moto Club (MA), que é um grande time. Esperamos que o Clube do Remo possa fazer uma boa campanha, respeitando os adversários em busca do nosso objetivo. Queremos colocar o Remo em uma Série melhor a nível nacional”, ressalta o volante Jhonnatan, que acredita, entre os adversários, ser o Remo o dono do maior peso da camisa.
“Devido a tradição, acho que o Remo tem mais, sim. Entre os cinco, o Clube do Remo tem uma tradição grande a nível regional. Agora esperamos transmitir isso dentro de campo e, com todo respeito, vencer e voltar a brilhar, pois não dá mais para aguardar esse objetivo”, completa o jogador.[/colored_box]
Diário do Pará, 16/05/2014