A série decisiva da Taça Estado do Pará depende do resultado da semifinal entre Paysandu e São Francisco, amanhã, na Curuzu, para ter suas datas definidas. Caso o time bicolor confirme o favoritismo e garanta a vaga na final do returno do Parazão, a Federação Paraense de Futebol (FPF) reservou os dias 22 e 28/05 para as finais. Isso porque estas foram as únicas datas em que a equipe comandada por Mazola Júnior não tem compromissos pela Série C ou pela Copa do Brasil. A notícia frustrou os jogadores azulinos, mas também os dirigentes do clube.
Após a classificação heroica sobre o Independente, os atletas gostariam de disputar as finais o mais breve possível para não perder o ritmo de jogo. De acordo com o goleiro Fabiano, a maior preocupação do grupo é que o longo período sem jogos oficiais possa quebrar o ritmo de competição da equipe.
“Na verdade, se fosse possível, a gente queria começar a decisão já nesta semana. Como não seria possível, devido ao jogo entre Paysandu e São Francisco, que pelo menos fosse na semana que vem. Agora, ter que jogar só daqui a quase 20 dias é complicado. Se o adversário for mesmo o Paysandu, como tudo indica, corremos o risco de perder o ritmo de jogo, de competição. O que é uma coisa preocupante para qualquer time numa fase decisiva como essa”, comentou o experiente goleiro remista.
Se por um lado a classificação do maior rival represente, em última análise, a garantia da vaga azulina na Série D do Brasileiro, a passagem do São Francisco para as finais significaria a antecipação imediata do início das finais. Neste caso, a FPF já definiu que os Leões da capital e de Santarém se enfrentariam nos dois próximos domingos, dias 11 e 18/05.
“Seria um desafio diferente, porque teríamos que enfrentar um adversário direto pela vaga na Série D. O lado positivo seria que não teríamos que esperar tanto como para jogar contra o Paysandu”, ponderou o lateral-direito Levy.
Como foi o campeão da Taça Cidade de Belém – o primeiro turno do Parazão -, o Remo será o campeão paraense de 2014 caso também conquiste o returno. Já no caso de um rival ficar com a Taça Estado do Pará, seria necessária a realização de uma grande final – batizada de Taça Açaí – para definir o título estadual.
As datas para estes dois confrontos também dependem de quem for o eventual adversário remista. Se o campeão do returno for o São Francisco, os jogos serão disputados nos dias 25/05 e 01/06. Já se o Paysandu for o outro finalista, as partidas seriam jogadas nos dias 04 e 08/06, às vésperas do início da Copa do Mundo.
Amazônia, 06/05/2014