Clube do Remo e Nacional (AM) duelam nesta quinta-feira, 27/02, em partida de ida pelas quartas de final da Copa Verde, no estádio Mangueirão, em Belém. Na tarde desta segunda-feira, 24/02, no CT Barbosa Filho, na Zona Leste de Manaus (AM), os jogadores do Leão da Vila Municipal realizaram uma rápida atividade em campo reduzido com a supervisão do técnico Francisco Diá. Após o triunfo diante do Penarol (AM), que garantiu o Naça nas semifinais do Campeonato Amazonense, o comandante voltou as atenções ao representante paraense que, segundo Diá, possui um elenco “levemente” superior.
“Eles (Remo) levam um pequeno favoritismo no sentido de conjunto. Porque é uma equipe que manteve a base do ano passado. Reforçou com alguns jogadores de qualidade. A nossa equipe é que vem em formação. Não começamos bem o Campeonato Amazonense, mas crescemos no decorrer da competição, mas acredito na evolução da minha equipe. Eles levam uma pequena vantagem no fator conjunto. Porém, nos 180 minutos ninguém leva vantagem. O jogo vai ser parelho”, disse.
Pela experiência adquirida no futebol brasileiro, Francisco Diá está por dentro do elenco remista, ao mencionar nomes que podem fazer a diferença na partida. Contudo, o comandante nacionalino contrapôs, ressaltando figuras decisivas no ataque do Nacional (AM). Entre os referidos por ele está o carioca Fabiano, autor de 2 dos 3 gols marcados na última partida pelo Estadual.
“É uma decisão. Primeiro na casa do adversário, um adversário forte, que investiu muito. O Remo tem jogadores de muita qualidade. O Thiago Potiguar, por exemplo, é um jogador de muita habilidade e velocidade. É um jogador que cai pelo lado do campo. Tem o Val Barreto que é um marcador de gols, né? Além de um meio-campo muito compactado, muito bom. Por outro lado, vamos enfrentar um oponente que joga e que deixa, também, jogar”, disse.
“Espero neste primeiro jogo entrar com a força máxima pra ir em busca desta classificação, que é o mais importante para o Nacional (AM). É importante para o futebol manauara ir em busca dessa briga, desta vaga da Copa Sul-Americana. Para isso, temos o Fabiano. É um jogador que, depois da saída do Leonardo, tem jogado bem. Não tinha feito gols ainda, mas havia criado oportunidades. Foi assim contra o Plácido de Castro (AC). No jogo de domingo, nos deu uma classificação em duas jogadas trabalhadas que nós treinamos aqui no CT, jogadas aéreas e ele foi feliz na conclusão. Espero que continue nessa sequência boa que vem fazendo e aumente o número de gols marcados. Fabiano está garantido como titular”, apontou.
Francisco Diá, no entanto, admite saber das fragilidades do time paraense, mas preferiu não revelar os detalhes. De acordo com ele, o Nacional (AM) irá entrar em campo para atuar da mesma maneira: pressionando a saída de bola do adversário.
“O time deles têm algumas falhas no setor defensivo e vamos buscar jogar em cima disso, também. Ou seja, vamos continuar atuando da mesma maneira, apertando o adversário em seu campo nos primeiros minutos de jogo. Será uma de nossas armas para o duelo. Se nós marcarmos gol na casa deles, será importante demais para garantirmos resultado dentro de nossos domínios, com a nossa torcida”, arrematou.
Globo Esporte.com, 24/02/2014