O Remo enfrenta o Cametá, hoje, às 20h30, jogando pela classificação à final da Taça Cidade de Belém – primeiro turno do Campeonato Paraense – e por um pouco de sossego. No gramado do Parque do Bacurau, em Cametá, o clube terá a oportunidade de desafogar na bola os dias tumultuados que viveu nesta semana em que o Leão Azul completa 109 anos de fundação. Uma vitória na partida de ida das semifinais fará com que os resultados de campo voltem novamente ao foco, depois de uma semana em que pouco se falou de futebol.
Após a derrota na última rodada da fase classificatória, domingo passado, por 1 a 0, diante do Paragominas, o time azulino perdeu a liderança geral da competição para o Paysandu, viu surgirem boatos sobre a queda do técnico Charles Guerreiro, que acabou sendo mantido no cargo. Logo na sequência veio a inesperada demissão dos auxiliares técnicos Nildo Pereira e Edmílson Melo, a tentativa frustrada da diretoria de colocar Válter Lima no lugar da dupla e a negativa de Guerreiro, que não aceitou a presença do desafeto em sua comissão técnica.
Para fechar a preparação com vistas ao primeiro confronto diante do Mapará, um grupo de torcedores se reuniu com o elenco após o treino realizado na manhã de ontem, no Ceju (Centro da Juventude), anexo ao Mangueirão, e cobrou mais raça da equipe nas semifinais.
No meio de todas estas situações, apenas uma dará folga para Eduardo Ramos & Cia. na missão de trazer a atenção da torcida para o que realmente interessa: bola na rede. Ontem, o presidente Zeca Pirão pediu desculpas publicamente por ter dito que Agnaldo de Jesus não poderia ser o novo auxiliar técnico de Guerreiro porque estaria “desatualizado” e “afastado há muito tempo do futebol”.
Além de se retratar com o ídolo azulino dos anos 1990 e treinador campeão paraense de 2004, Pirão fez ele próprio o convite para que o “Seu Boneco” assuma o posto na comissão técnica azulina. Agnaldo, por seu turno, ficou de dar uma resposta somente no retorno da delegação remista a Belém, amanhã.
De certo, apenas que na partida de hoje, o Remo terá a volta de jogadores importantes e vai mais ofensivo para o duelo fora de casa. No treino tático de ontem pela manhã, Charles Guerreiro armou o posicionamento da equipe com a mesma formação do coletivo de terça-feira, 04/02. Ou seja, a defesa com os retornos de Diogo Silva, Rogélio e Max, o meio de campo com a volta de Eduardo Ramos, que cumpriu suspensão automática na última partida. No setor ofensivo, o treinador colocou dois atacantes de ofício, Leandrão e Zé Soares. Com isso, Thiago Potiguar atuará um pouco mais recuado fazendo a ligação entre meio e ataque.
Amazônia, 06/02/2014