Expulsão. Viradas. Emoção. Alguns dos ingredientes do duelo paraense no jogo de volta da Copa Verde, entre Remo e Paragominas, na noite desta quinta-feira (20/02), no Mangueirão. Em jogo eletrizante, o Leão se deu bem contra o Jacaré e venceu por 4 a 2, em partida com várias viradas no placar e classificação azulina à segunda fase.
O PFC, apesar da derrota, foi valente, e chegou a ficar duas vezes à frente do marcador. Os gols foram marcados por Aleílson e Fabrício, de cabeça. O Remo balançou a rede do Paragominas com Val Barreto, Athos, Leandro Cearense e Thiago Potiguar, para delírio do torcedor azulino, que compareceu em grande número ao Estádio Olímpico do Pará.
Na próxima fase da Copa Verde, o Clube do Remo vai encarar o Nacional (AM), com o primeiro jogo em Belém e o segundo em Manaus (AM).
Com bom público nas arquibancadas do estádio, os primeiros minutos de jogo foi bem no ritmo da galera. O Leão, clube mandante, tentou ir para cima, na base da empogalção. Nenhuma jogada efetiva, entretanto, foi encaixada. No Paragominas, o contra-ataque foi perigoso. Em um dos lances, Paulo de Tárcio ficou livre dentro da área e manda para a rede, mas estava marcado impedimento.
O tempo foi passando e o Jacaré foi ganhando terreno, fazendo com que a necessidade pelo resultado fosse mais determinante para conseguir os ataques, até então. Em nova jogada pelo meio, Fabrício conseguiu se livrar da marcação e mandou boa bola para Aleílson, que já se posicionava para finalizar, mas o zagueiro Max entrou de carrinho e cortou na hora certa.
O Remo, então, recuou. O técnico Charles Guerreiro bem que ordenou para o time ir ao ataque, mas não aconteceu. O Paragominas, por sua vez, foi ao campo ofensivo e se deu bem. Aos 29 minutos, em falta no lado esquerdo, a bola foi levantada para a área, sendo desviada pelo atacante Aleílson, que não deu chances para Fabiano: 1 a 0.
A partida já se encaminhava para a vitória parcial do Paragominas ao término do primeiro tempo, mas a raça de Thiago Potiguar e a frieza de Val Barreto deixaram tudo igual. Aos 45 minutos, após bola praticamente perdida no lado esquerdo, o camisa 11 usou a velocidade e conseguiu evitar o arremesso lateral para o adversário, levou até a linha de fundo e cruzou para Val Barreto, que desviou de cabeça e empatou: 1 a 1.
Na volta para o segundo tempo, o ritmo continuou movimentado e cheio de emoção para quem atacava e para quem defendia. O Jacaré, aos 8 minutos, teve a chance de novamente ficar na frente do placar. Em passe em profundidade, Aleílson entrou na área remista e chutou cruzado, mas ninguém chegou para completar. Lance de perigo!
Quando o PFC já esboçava leve domínio, o zagueiro George complicou a vida do time comandado pelo técnico Cacaio. O defensor fez falta dura em Eduardo Ramos e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Na sequência da falta, no cruzamento, Rogélio subiu livre dentro da grande área, mas testou por cima da trave.
O Leão cometeu o mesmo pecado de boa parte do primeiro tempo e recuou. Mesmo com um a menos, o Paragominas teve contra-ataque para chegar ao segundo gol. Em lance no lado direito, a bola foi cruzada para dentro da pequena área. Ameixa e Fabiano “bateram cabeça” e Fabrício desviou para o fundo da rede: 2 a 1.
Charles Guerreiro, pressionado pela tensão da torcida, colocou Leandro Cearense no lugar do volante Ameixa. Não demorou muito para surtir efeito e nem precisou o atacante que saiu do banco de reservas aparecer. Após cruzamento de escanteio, a bola ficou viva dentro da área do PFC, Athos ficou com a sobra e mandou para a rede: 2 a 2.
Aos 37 minutos, mais motivos para a torcida do Remo comemorar. Em lance no lado esquerdo, com Val Barreto, a bola foi cruzada rasteiro. O atacante Leandro Cearense mostrou oportunismo e chutou no canto do goleiro: 3 a 2.
O jogo se encaminhava para o fim, mas o Remo ainda encontrou tempo para marcar mais um gol. Um prêmio para a boa atuação do meia Thiago Potiguar. Leandro Cearense foi acionado, entrou sozinho dentro da área e cruzou. Potiguar chegou em velocidade e completou para o gol, fechando a conta no Mangueirão: 4 a 2. Remo classificado!
ORM News, 20/02/2014