Roberto Fernandes
Roberto Fernandes

Após um período de férias conturbado, com notícias oficiais sobre um desligamento, que não foi confirmado, do treinador Roberto Fernandes, o plantel do Clube do Remo se reapresenta hoje (23/06), a partir das 09h, para dar início a preparação visando o Campeonato Brasileiro da Série D.

Depois de uma reviravolta e a sua permanência, Fernandes reinicia o seu trabalho à frente do elenco com apenas um objetivo: o acesso à Série C do Brasileirão. Para atingir o que foi planejado, o treinador e os dirigentes estão comandando um planejamento que refaz pontos consideráveis.

A ideia de aliar produtividade com baixo custo é o desafio. Diante desta política, alguns jogadores já foram desligados, casos do lateral-direito Diogo Silva e do apoiador Eduardo Ramos (emprestado ao Joinville-SC). O volante Carlinho Rech e o atacante Leandrão também já estão na fila para ganhar a liberação, conforme o próprio presidente azulino, Zeca Pirão, confirmou.

Além deles, é provável que outros jogadores se reapresentem, mas iniciem as negociações para rescisões contratuais, casos do meia-atacante Thiago Potiguar, do apoiador Athos e do atacante Zé Soares. O fantasma da demissão também assombra o zagueiro Rubran.

A julgar pela dificuldade do clube de contratar, alguns destas dispensas podem ser repensadas. Por enquanto, o Leão anunciou acerto com os meias-atacantes Robinho e Reis, além dos atacantes Rafael Paty e Buiú.

“Espero que possa ajudar, resolver esse problema aí (criação), e conquistar a torcida”, falou Robinho. Para o setor defensivo, é provável que o time integre o volante Nathan Índio, que está ligado ao Internacional (RS). O zagueiro Matheus, indicado por Rafael Paty, não se enquadra na lista de contratados, pois ainda passará por um período de testes.

O “novo” elenco azulino passará por um período de avaliação física, sendo que alguns atletas, como os atacantes Rony e Val Barreto, já iniciaram esta reavaliação sob a coordenação do preparador físico, Erick Cavalcante, em uma academia da cidade.

Após esta fase do trabalho, o grupo intensificará a preparação técnica, provavelmente em Bragança, local apontado como sede para os primeiros quatro jogos do clube na Série D. “Dia 10/07, devemos ir para Bragança”, disse Zeca Pirão.

O Remo tenta transferir para a cidade do nordeste do Pará, precisamente para o estádio São Benedito, o Diogão, os seus quatro primeiros jogos do nacional com mando de campo em função de uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por conta de objetos arremessados para dentro do gramado em um jogo contra o Mixto (MT), em 2012, o clube terá que jogar a uma distância de 200 quilômetros da capital.

O Liberal, 23/06/2014