Dewson Fernando Freitas
Dewson Fernando Freitas

Depois de ter o Paysandu protocolando um documento pedindo arbitragem FIFA em todos os clássicos com mando alviceleste, as finais do segundo turno do Parazão terão árbitros paraenses. O detalhe é que o próprio time bicolor, através do treinador Mazola Júnior, foi o primeiro a pedir um paraense no apito dos clássicos.

O primeiro jogo das finais acontecerá nesta quinta-feira (22/05) e contará com Dewson Fernando Freitas da Silva como árbitro, auxiliado por Lúcio Ipojucan Ribeiro de Silva Matos e Rafael Bastos Cardoso, além de Gustavo Ramos Melo como quarto árbitro.

A segunda e decisiva partida será apitada por Joelson Nazareno Ferreira Cardoso, com Heronildo Sebastião Freitas da Silva e José Ricardo Guimarães Coimbra como auxiliares e Joelson Silva dos Santos como quarto árbitro.

A mudança foi festejada pelo presidente da comissão de arbitragem da Federação Paraense de Futebol, José Guilhermino de Abreu. “Isto mostra que não só aconteceu uma mudança na postura da arbitragem local, mas também dos dirigentes, que enxergaram que não há necessidade de trazer gente de fora para apitar os jogos daqui. Até porque os árbitros daqui têm mais cuidado de não errar que os que vêm de fora e ainda são três vezes mais baratos”, frisou.

A última vez que um árbitro paraense tinha apitado um jogo entre Remo e Paysandu foi em 2013, quando Joelson Silva dos Santos foi o responsável por manter a disciplina no primeiro jogo das semifinais do segundo turno daquele campeonato paraense. A partida terminou 2 a 1 para o Leão, com 10 cartões amarelos, sendo 6 para os azulinos e 4 para os bicolores, e nenhum vermelho.

Desde então, apitaram os clássicos somente árbitros do quadro da Fifa: Wilson Luis Seneme (SP), Francisco Carlos Nascimento (AL), Marcelo de Lima Henrique (RJ) e Ricardo Marques Ribeiro (MT).

ORM News, 20/05/2014