Garantir o bom estado do gramado do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) para os campeonatos de futebol disputados no local é o objetivo dos serviços iniciados na manhã desta quarta-feira (19/02). A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), por meio da diretoria do estádio, adquiriu cerca de 500 m² de grama, a fim de oferecer melhores condições aos jogadores dos times que atuam no estádio.
Segundo o engenheiro agrônomo Raimundo Mesquita, da equipe do Estádio Olímpico, a reforma será feita com grama esmeralda imperial. “É mais resistente que as demais, pois é vigorosa e oferece um tapete mais resistente, com maior tolerância aos impactos, se mantendo por mais tempo”, informou.
Segundo ele, para facilitar o processo de drenagem serão utilizados 14 m³ de areia grossa. “Antes da aplicação da nova grama, estamos retirando todo o excesso de terra preta e trocando por areia grossa. Esta ação facilita o procedimento de drenagem, não acumulando tanta água no campo, principalmente se chover na hora da partida”, disse Raimundo Mesquita.
Após o último jogo do Campeonato Paraense de Futebol, o gramado receberá uma manutenção diferenciada, com a revitalização de outras áreas. A expectativa é que, depois do último Re-Pa, previsto para o próximo domingo (23/02), haverá um prazo maior para fazer a descompactação do solo, procedimento que permitirá uma drenagem mais rápida, além da reposição do restante da grama.
A direção da Seel informou que, para investimento na melhoria do estádio, o Ministério dos Esportes vai liberar R$ 7 milhões. O recurso será investido em segurança, catracas, cadeiras, sistema de som, troca do gramado e nivelamento do solo.
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), 20/02/2014