O técnico Charles Guerreiro depende do Departamento Médico para escalar o time do Remo que vai enfrentar o Paragominas, amanhã, às 21h30, no Mangueirão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Verde 2014. Alguns jogadores terminaram o clássico contra o Paysandu, no domingo passado, com pequenas contusões. Todos eles, sem exceção, demonstram o cansaço causado pela sequência de jogos em gramados pesados neste início de ano.
Se por um lado o treinador poderá contar com Zé Soares, poupado contra o maior rival, por outro não poderá escalar o volante Jhonnatan, que está com um edema na coxa direita, e nem o atacante Leandrão, que sofreu uma lesão grau 1 na coxa esquerda e precisará de pelo menos 15 dias para se recuperar.
Além dos dois titulares já vetados pelos médicos do clube, o Remo pode ter mais dois desfalques na partida diante do Jacaré. Dadá, com dores musculares, e Val Barreto, que saiu do treino de ontem com um estiramento na coxa esquerda, são sérias dúvidas para o duelo de amanhã. Hoje, eles serão reavaliados pelo DM azulino, mas o risco de perdê-los para a decisão do final de semana, contra o Paysandu, pode dificultar ainda mais a presença de ambos diante do PFC.
Com Jhonnatan fora e Ilaíson suspenso pela expulsão no jogo de ida, semana passada, na Arena Verde, Guerreiro vai quebrar a cabeça para armar o meio de campo da equipe. A tendência, de acordo com o auxiliar técnico Agnaldo de Jesus, é pela improvisação do zagueiro Carlinho Rech na cabeça de área, com a zaga sendo formada por Rogélio e Max, ou mesmo pela escalação de um time no esquema 3-5-2.
“O Dadá dificilmente deve ir para o jogo. Ele reclama de problemas nos músculos adutores das duas coxas. Mais grave ainda é o Jhonnatan, que está praticamente vetado com um edema. Para completar, o Ilaílson foi expulso. Provavelmente vamos ter que improvisar naquele setor de primeiro volante. No decorrer dos trabalhos vamos ter a certeza se eles vão ou não para o jogo. Quem vai definir o time titular é o Departamento Médico”, admitiu Agnaldo.
“Trabalhamos hoje (terça-feira) com o Carlinho Rech nesse setor e vai depender do aproveitamento que teremos amanhã (hoje) no trabalho de posicionamento que vai definir a equipe titular”, completou.
A função de segundo volante poderia ser desempenhada por Ratinho, caso Charles Guerreiro não queira arriscar a escalação do inexperiente Nadson desde o início. Já para o lugar de Leandrão, no ataque, o treinador vai esperar a palavra dos médicos para saber se poderá ou não contar com Val Barreto. Caso o jogador tenha que ser preservado, a única opção seria escalar Leandro Cearense ao lado de Zé Soares.
Há ainda a possibilidade dos laterais Levy e Alex Ruan serem poupados diante do PFC, para que possam entrar 100% no Re-Pa de domingo. Com isso, Diogo Silva e Rodrigo Fernandes seriam mais duas novidades na formação azulina que, no 4-4-2, ficaria assim: Fabiano; Diogo Silva, Max, Rogélio e Rodrigo Fernandes; Carlinho Rech, Ratinho (Nadson), Eduardo Ramos e Thiago Potiguar; Leandro Cearense e Zé Soares.
O Liberal, 19/02/2014