Foi difícil, muito mais do que o torcedor esperava, mas o Remo conseguiu afastar o fantasma dos desfalques, vencer o Paragominas no Mangueirão e garantir vaga nas quartas de final da Copa Verde. O placar de 4 a 2 veio com gols de Val Barreto, Athos e Leandro Cearense e Thiago Potiguar, após Aleílson e Fabrício terem colocado o Jacaré em vantagem por duas vezes, tornando a classificação do Leão Azul, que havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, ainda mais dramática.
Com um time bem diferente do que vem atuando normalmente, o Remo saiu atrás no placar aos 29 minutos de jogo. O empate, porém, veio no final da primeira etapa, e a classificação no segundo tempo, após as entradas de Athos, Zé Soares e Leandro Cearense, que foram determinantes para o resultado positivo. Agora, o Leão enfrentará o Nacional (AM) na segunda fase.
Desde os primeiros segundos de partida, o Remo mostrou qual seria o seu jogo: marcar da linha de meio de campo para trás e arriscar nos contra-ataques. O Paragominas, que precisava de uma vitória por 2 a 0 para se classificar, gostou disso e foi para cima.
Mesmo com essa postura, ainda foi o time azulino quem assustou primeiro, aos 18 minutos, em uma jogada de velocidade. Ratinho fugiu pela direita, invadiu a área, driblou um zagueiro e chutou forte para a defesa em dois tempos de André Luiz.
O PFC respondeu nas bolas paradas. Primeiro com uma cobrança de escanteio, aos 26′, que o zagueiro Renan cabeceou com perigo, assustando o goleiro Fabiano. Já aos 29′ não teve jeito. Maurian cobrou falta da direita e Aleílson, no primeiro pau, desviou de cabeça. A bola ainda entrou no ângulo direito: Jacaré 1 a 0.
Somente depois de levar o gol é que o Remo tomou a iniciativa de fazer o que deveria ter feito desde o começo. Adiantou um pouco sua marcação para dificultar a saída de jogo do adversário. Estratégia que funcionou duplamente. O Paragominas não só deixou de assustar como o Leão Azul aproximou-se mais da área adversária.
Ratinho e Val Barreto tiveram boas oportunidades até o camisa 9 decretar o empate aos 44′. Thiago arrancou pela direita e, perto da linha de grande área, cruzou na medida para Val Barreto, que apareceu no meio da zaga com liberdade e cabeceou no canto esquerdo de André Luiz.
No segundo tempo, o Paragominas voltou aceso, partindo com toda volúpia em busca da vitória, enquanto o Remo ficou recuado, dando sinais do cansaço pela luta em busca do empate na etapa inicial. Para tornar a missão do Jacaré ainda mais complicada, o time do técnico Cacaio acabou perdendo o zagueiro George por expulsão logo aos 10 minutos, após falta em Eduardo Ramos.
Estranhamente, o Remo não conseguiu aproveitar a vantagem numérica. Isso muito em virtude da saída de Eduardo Ramos, que vinha sendo caçado em campo pelos zagueiros, para a entrada de Zé Soares. Sem seu maior organizador de jogadas, o time da capital acabou abusando dos passes errados e permitiu que os visitantes chegasse aos 2 a 1, após jogada individual de Magno, que cruzou para Fabrício, na pequena área, cabecear no contrapé de Fabiano.
Foi só depois da entrada de Athos no posto de Ratinho, que o Remo conseguiu retomar o controle da partida. Foi justamente o meia-atacante, após bate-rebate na área do PFC, que mandou a bola para o fundo da rede, deixando tudo igual no Mangueirão. Aos 38′ e aos 46′, os gols de Leandro Cearense e de Thiago Potiguar acabaram com qualquer chance do Paragominas de seguir na competição.
Amazônia, 21/02/2014