O que o jogo da Copa Verde tem a ver com a decisão do primeiro turno do Campeonato Paraense? Nos dois jogos, qualquer empate basta para o Remo. No domingo, se não perder para o maior rival leva o título. Amanhã, a igualdade no placar elimina o Paragominas e o Leão avança às quartas de final da Copa Verde. A diferença para domingo é que mesmo uma derrota logo mais à noite pode classificar o Remo e uma classificação vai dar moral para o embate da final de turno estadual.
Após vencer o jogo de ida por 2 a 1, na Arena Verde, o time azulino, cheio de desfalques e com uma dúvida no meio de campo, decide a vaga no torneio regional a partir das 21h30 de hoje, no Mangueirão. Apesar da previsão de chuva para toda esta quinta-feira, a expectativa é de que a torcida remista marque presença em bom número nas arquibancadas.
A vantagem não é tão grande quanto parece porque a equipe interiorana se classifica com uma vitória por 1 gol, a partir de 3 a 2, tendo em conta os gols como visitante. Ainda assim, é considerável, uma vez que o Remo pode até perder por 1 a 0 para garantir sua passagem à próxima fase, na qual enfrentaria o Nacional (AM), que ontem eliminou o Plácido de Castro (AC). Já uma derrota do time da capital por 2 a 1 levará a decisão da vaga para os pênaltis.
“Temos que jogar de forma inteligente. A equipe deles vai ter que sair mais, porque precisa da vitória. Precisamos ficar atentos na marcação e explorar os contra-ataques. Vamos ver se conseguimos fazer um bom jogo para sair com a classificação”, disse o atacante Val Barreto, mais uma vez substituto de Leandrão devido à contusão sofrida pelo dono da camisa 9.
Leandrão, que não atuou no jogo de ida, na Arena Verde, apenas para ser poupado com vistas ao Re-Pa de domingo passado, pelas finais do primeiro turno do Campeonato Paraense, sofreu uma contusão na parte posterior da coxa esquerda justamente no clássico contra o Paysandu. De acordo com a previsão dos médicos do clube, ele ficará pelo menos duas semanas em recuperação e, por esse motivo, também está fora do duelo decisivo do próximo domingo.
Além da ausência de Leandrão, o técnico Charles Guerreiro também não terá o volante Jhonnatan, que ainda se recupera de um edema na coxa direita. Para ocupar a posição, o treinador optou por improvisar o zagueiro Carlinho Rech. Além disso, Guerreiro resolveu poupar o lateral-esquerdo Alex Ruan, que está resfriado, escalando Rodrigo Fernandes em seu lugar.
A única dúvida de Guerreiro continua sendo o volante Dadá. O comandante azulino esperava tê-lo em melhores condições físicas nesta noite. Como ele ainda sente dores musculares nas duas coxas, a possibilidade de poupá-lo para o Re-Pa do fim de semana não foi descartada. Por isso, o garoto Warian Santos (17 anos) está de sobreaviso.
O Liberal, 20/02/2014