O torcedor azulino que viu a escalação do Remo antes da partida de ontem certamente imaginou que a noite não seria a melhor possível. Com cinco reservas na formação inicial, porém, a previsão negativa não se confirmou e o Leão Azul levou a melhor no primeiro duelo entre times paraenses pela Copa Verde.
Jogando na Arena do Município Verde, em uma noite de chuva forte e pouco público, o time da capital fez 2 a 1 no seu algoz da temporada passada e, finalmente, quebrou o tabu de jamais ter vencido o rival na Arena Verde.
Mais do que a primeira vitória na Arena Verde – vinha de dois empates e três derrotas -, o Remo deu um grande passo para conquistar a vaga na próxima fase. Como na Copa do Brasil, os gols marcados fora de casa são critério de desempate. Desta forma, Leão só será eliminado se perder o jogo de volta, na próxima quinta-feira, às 20h30, no Mangueirão por 2 a 0 ou por diferença de 1 gol com o Jacaré marcando mais de 3. Já se o Paragominas vencer pelo mesmo placar, a classificação será decidida nos pênaltis. Qualquer empate garante os remistas.
Antes disso, porém, o Remo terá pela frente o primeiro encontro pela decisão da Taça Cidade de Belém. Para o jogo de ida contra o Paysandu, Guerreiro mandará a campo sua força total, com o retorno dos titulares Alex Ruan, Eduardo Ramos, Leandrão e Zé Soares. Os quatro foram poupados justamente de olho na final do primeiro turno do Parazão. Já o lateral-direito Diogo Silva, que ontem foi substituído por Levy, saiu por critério técnico e não tem sua volta confirmada.
Jogando em um gramado enlameado, as duas equipes fizeram um primeiro tempo de muita correria, mas de poucas chances de gol. Um jogo que teve como primeiro lance decisivo uma falta, cuja cobrança feita por Rodrigo Fernandes encontrou o zagueiro Max livre no segundo pau. Foi só desviar de cabeça para abrir o placar: Leão 1 a 0. Isso foi aos 18 minutos.
O segundo foi mais natural. Com o desespero do Paragominas, o Remo passou a explorar os contra-ataques e, aos 32′, Thiago Potiguar recebeu lançamento de Jhonnatan em velocidade, invadiu a área e acabou derrubado por Paulo Wanzeller. Pênalti e cartão amarelo para o goleiro do Jacaré. Na cobrança, Leandro Cearense acertou uma bomba no alto do canto direito: Leão 2 a 0.
Antes do intervalo, Cacaio mexeu pela segunda vez no Paragominas – a primeira foi a saída de Lourinho, por contusão, para a entrada de Caíca. Dessa vez, ele sacou o lateral-direito Robinho para colocar o atacante Adriano Miranda, mudando seu esquema tático do 4-4-2 para o 4-3-3. A mudança só fez algum efeito na volta para o segundo tempo. Aos 10 minutos, Adriano Miranda levantou bola na área e, depois do bate-rebate, Aleílson mandou para dentro do gol.
O Liberal, 14/02/2014