Roberto Fernandes
Roberto Fernandes

Como os critérios de desempate passam a ser os mesmos da Copa do Brasil (saldo de gols, gols fora de casa e pênaltis), o Remo precisa se esmerar mais do que nunca no serviço defensivo, para não ser vazado no domingo, 28/09.

Na primeira fase, o Leão só não tomou gol na vitória sobre o Interporto-TO (3×0), em Bragança. Foi vazado em todos os outros 7 jogos, tomando 10 gols.

Necessariamente, o Leão vai ter que tomar as iniciativas e se impor jogando ofensivamente, empurrado pela torcida. O desafio será de manter de não ficar vulnerável aos contra-ataques, sobretudo porque o Brasiliense (DF) tem especialistas, como Zé Roberto, ex-Botafogo (RJ) e Flamengo (RJ).

Além do equilíbrio entre a pressão ofensiva e os cuidados defensivos, também será fundamental para os azulinos o equilíbrio emocional. O jogo tende a ser muito tenso, com todo um clima de decisão. Jogadores com características de liderança, como Fabiano, Jadílson, Michel Schmöller e Dadá podem e precisam funcionar como pilares da equipe. Afinal, no aspecto emocional o Brasiliense (DF) já entra em vantagem, pelo time experiente que tem e pela condição de visitante.

O Brasiliense (DF) está invicto na Série D, mas atravessou uma fase tensa, com 4 empates consecutivos: Estrela do Norte-ES (1×1), Anapolina-GO (1×1), Itaporã-MS (0x0) e novamente Anapolina-GO (1×1). O técnico Marcos Soares já vivia um desconforto no clube, quando o jejum foi quebrado na última rodada da fase classificatória, com 2×1 sobre o lanterna Villa Nova-MG, em Taguatinga (DF).

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 26/09/2014