Raphael Andrade
Raphael Andrade

O zagueiro Raphael Andrade, de 31 anos, desembarcou em Belém como a mais nova contratação do Clube do Remo. O jogador, que estava recentemente no Bragantino (SP), teve passagem pelo Baenão em 2012, quando disputou a reta final da Série D do Campeonato Brasileiro, na qual o time foi eliminado pelo Mixto (MT), nas oitavas de final. Ontem (24/02) pela manhã, o zagueiro fez exames médicos e à tarde foi apresentado oficialmente.

Raphael Andrade chega na condição de 31º jogador do plantel azulino, com um contrato de 2 anos. Somente na zaga, fazem parte Rogélio, Max, Carlinho Rech, Rubran, Igor João e Henrique. A concorrência forte, no entanto, não o desanima em tentar voltar ao time que o abraçou, apesar do período curto que ficou em Belém.

“Fiquei pouco tempo em 2012 e adquiri muito respeito. Isso foi bom. As conversas sempre foram as melhores e isso pesou bastante para que pudesse voltar ao Clube do Remo”, argumenta o defensor.

Na época, o Remo era treinado por Marcelo Veiga, que veio após um período de 7 anos no clube paulista. Com o fracasso na Série D, ambos retornaram ao interior de São Paulo e estiveram recentemente na disputa da Série B. A identificação de Raphael é tamanha que o último jogo disputado por ele foi em 2013, justamente contra o maior rival azulino, na 37ª rodada da Série B.

“Tenho plenas condições de jogo. Agora, ritmo de jogo, com o passar do tempo vai melhorando. Todo mundo aqui é companheiro, de fora pude perceber isso. Quanto ao meu último jogo, foi ano passado, contra o Paysandu, em Belém. Ganhamos aqui de 1 a 0″, lembra.

[colored_box color=”yellow”]Diretoria fecha ciclo de contratações

Com a chegada de Raphael Andrade, a expectativa era que a diretoria fosse anunciar mais um jogador, dessa vez para o ataque. O diretor de futebol do Remo, Thiago Passos, informou que a comissão técnica precisava de um jogador com qualidade e estilo de jogo semelhante ao do atacante Zé Soares, especialista em jogar pelas laterais, com fácil penetração na grande área.

Na prática, o interesse acabou descartado. Depois da chegada do zagueiro, o presidente do clube, Zeca Pirão, comunicou aos seus diretores que o interesse não existe mais. Não se sabe, entretanto, se as ordens vieram para camuflar alguma contratação, tal como aconteceu como o próprio zagueiro recém-chegado.

“O presidente informou que nós vamos prosseguir com o planejamento acordado, mantendo esse grupo forte e qualificado. Não vamos mexer no atual plantel e isso passa por não contratar novos jogadores. O último a chegar foi o zagueiro Raphael Andrade”, afirma Passos. Entre os nomes cotados, um dos mais fortes era o do atacante Potita, que estava no Bahia (BA).

Outra possibilidade que explica o veto pode ser o valor elevado da folha salarial azulina. Atualmente, o futebol dos remistas gira em torno de R$ 500 mil por mês e o acréscimo de dois atletas, somados aos compromissos com a Justiça do Trabalho, na casa dos R$ 120 mil mensais, reforçariam o senso de prevenção financeira.[/colored_box]

Diário do Pará, 25/02/2014