A sinopse do duelo entre Remo e Paysandu neste Campeonato Paraense tem registro de cenas de comédia, terror e suspense. Já teve cachorro invadindo o gramado, confusão generalizada e, desde as finais do segundo turno, ambas as equipes não abrem mão do mistério na hora de divulgar as respectivas escalações. Nesta quarta-feira, dia 04/06, – pela Taça Açaí – não será diferente e os técnicos prometem soltar a onzena apenas minutos antes do confronto, programado para as 20h30, nos vestiários do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
Roberto Fernandes está cheio de problemas, oito no total, mas não foi por esta razão que o comandante manteve os treinamentos fechados para os jornalistas. Foi a partir de jogadas ensaiadas, às escondidas da imprensa e do adversário, que a equipe surpreendeu o rival na final do segundo turno do campeonato e balançou três vezes as redes. Na última movimentação, apenas algumas pistas e nada de concreto.
Mazola Júnior seguiu a mesma toada, e não escondeu a preocupação com as jogadas aéreas. Apesar disso, o treinador do Paysandu tem confiança no setor defensivo e não deve fazer alterações além das necessárias. Ele não conta com goleiro Paulo Rafael, o lateral-esquerdo Airton e o volante Vanderson, suspensos, e o zagueiro Pablo, com lesão grave. A boa notícia é o retorno de Héverton, que não sabe que começa no banco ou entre os titulares.
A arbitragem da partida fica a cargo do gaúcho Leandro Pedro Vuaden, da FIFA, que será auxiliado pelo baiano Alessandro Rocha Matos e pelo tocantinense Fabio Pereira.
Sem Raphael Andrade, Rubran e Carlinho Rech, a zaga é o setor mais prejudicado no Leão. Igor João deve fazer sua estreia como titular na penúltima partida do Estadual ao lado de Max. O mistério maior está na criação. Ratinho, recuperado e pronto para atuar 90 minutos, Athos e Eduardo Ramos brigam por duas vagas. Certo mesmo é que a equipe deve formar no 4-4-2. Nada de três volantes ou dois zagueiros: Maycki Douglas; Levy, Max, Igor João e Alex Ruan; André, Jhonnatan, Ratinho (Athos) e Eduardo Ramos; Rony e Leandro Cearense.
No último treino bicolor, a única mudança confirmada por Mazola é a entrada de Matheus no gol. Para a lateral-esquerda, as opções são as improvisações de Bruninho ou Ricardo Capanema – esta última é a mais provável. Caso se espelhe na formação utilizada contra o Fortaleza (CE), o treinador poderá usar três zagueiros, porém Reniê não está inscrito no Parazão. Sendo assim, o provável time é: Matheus; Djalma, Charles, João Paulo e Ricardo Capanema; Augusto Recife, Zé Antônio, Yago Pikachu e Marcos Paraná (Héverton); Jô e Lima.
Globo Esporte.com, 04/06/2014