Em uma partida bastante técnica e disputada, o Clube do Remo venceu o Santa Cruz de Cuiarana por um apertado 2 a 1, na tarde de domingo (19/01), no estádio Mangueirão. A vitória alçou os azulinos à liderança isolada do Parazão, com 9 pontos.
O script inicial novamente parecia favorecer o Remo, que rapidamente dominou o meio-campo e passou a atacar, mas não com a mesma contundência do jogo passado contra o Independente. Eduardo Ramos foi o primeiro a se arriscar no campo adversário, logo aos 5 minutos de jogo. O cruzamento adocicado na testa de Leandrão, no entanto, terminou no travessão.
O troco do Tigre do Salgado não demorou e por pouco não foi indigesto. Aos 15 minutos, o zagueiro Rogélio errou na marcação e a bola parou nos pés de Rafael Paty, que penetrou na grande área pela esquerda e soltou o chute, desviado em grande defesa do goleiro Fabiano. A parte técnica das equipes aflorou e os contra-ataques de ambas as partes eram cada vez mais fortes. O resultado das invertidas favoreceu o Leão Azul, aos 24 minutos.
Athos fez boa inversão para Thiago Potiguar que, tranquilamente, olhou para Leandrão e ajeitou na porta do gol. Não deu outra: Remo 1 a 0. Potiguar, vale lembrar, novamente foi destaque, com ataques ousados e investidas sobre a marcação.
Na segunda etapa, o técnico do Santa Cruz, Sinomar Naves, tirou de uma vez só Mael, Thiago França e Reinaldo, e colocou em campo Cleber, Wescley e Fabrício. O resultado da “operação de guerra” veio aos 7 minutos. Andrey cobrou falta de fora da área e o goleiro Fabiano espalmou, mas a zaga não cortou e o artilheiro Rafael Paty empatou no rebote.
A esperança do técnico Charles Guerreiro estava na mudança tática da equipe. Saíram André, Leandrão e Thiago Potiguar, que deram seus lugares a Zé Soares, Leandro Cearense e Rodrigo Fernandes. Com o time ganhando fôlego, o Remo pôde retomar a dianteira. Aos 16 minutos, em uma falta cobrada pela esquerda do Leão, o zagueiro Rogélio deu fim à agonia azulina, com uma cabeceada certeira: Remo 2 a 1, com direito a um sufoco nos minutos restantes, mas nada que pudesse tirar do quadro remista a terceira vitória seguida no Estadual.
Diário do Pará, 20/01/2014