Com a vitória por 2 a 1 sobre o Santa Cruz, ontem à tarde no Mangueirão, o Leão Azul foi a 9 pontos, dois a mais que o maior rival, e ficou como o único com 100% de aproveitamento na competição. Assim, o Clube do Remo se isolou na liderança do primeiro turno do Campeonato Paraense.
O Paysandu, por sinal, foi assunto constante nas perguntas pós-jogo feitas aos remistas. Apesar de o Re-Pa estar marcado para o próximo domingo, a regra foi falar somente do São Francisco, adversário de quarta-feira, em Santarém. No mesmo dia, o Tigre recebe o Paragominas em Salinópolis.
“Não podemos pensar no Re-Pa ainda. Quarta-feira tem outra batalha e nosso pensamento está no São Francisco”, comentou o zagueiro Rogélio, autor do gol da vitória. O técnico Charles Guerreiro admitiu que pode poupar alguns jogadores da partida no Colosso do Tapajós, mas deixou a decisão para os próximos dias. “Vou poupar, sim. Ainda vou conversar com a comissão técnica sobre isso, mas primeiro penso no São Francisco, depois no Paysandu”, declarou.
O primeiro tempo de ontem começou com o Leão Azul em cima do adversário. Logo aos 5 minutos, o meia Eduardo Ramos fez boa jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau. O centroavante Leandrão, sozinho, cabeceou no travessão. Quatro minutos depois, o volante André lançou para Athos e o meia chutou cruzado, da entrada da área, para fora. O time de Cuiarana respondeu aos 15′. Depois de uma excelente tabela do setor ofensivo, o atacante Rafael Paty chutou de cara para o gol, mas o goleiro Fabiano fez grande defesa.
Com mais presença no ataque, o Remo abriu o placar aos 24 minutos. O meia Thiago Potiguar recebeu pela esquerda, dentro da área, levantou a cabeça e cruzou no segundo pau para Leandrão apenas escorar e fazer seu primeiro gol no Parazão.
Depois do gol, a etapa inicial seguiu sem maiores emoções. A melhor chance foi azulina, aos 32′. Potiguar caiu pela direita e tentou duas vezes. Ambos os chutes pararam nas mãos do goleiro Diego Pitanga.
O segundo tempo começou com o Tigre bem melhor. Aos seis minutos, o meia Andrey chutou cruzado para a área e Rafael Paty escorou para fora. No minuto seguinte, veio o empate com a mesma dupla. Andrey cobrou falta de longe, Fabiano bateu roupa, a bola rebateu no zagueiro do Remo e sobrou livre para Paty chutar no canto. Logo depois, aos nove, Thiago Potiguar arriscou de longe e acertou o travessão.
Assim como foi no primeiro gol, o segundo gol do Remo saiu quando o time não estava bem em campo. Aos 17 minutos, Eduardo Ramos cobrou falta da direita e o zagueiro Rogélio subiu mais que a marcação para cabecear para o gol. O Santa Cruz ainda teve chances aos 33′ e aos 38′, ambas com Rafael Paty.
Nas duas vezes, a bola parou no goleiro azulino. Na primeira, o centroavante tinha o gol escancarado, mas cabeceou sobre Fabiano quando este estava praticamente batido no lance. Na segunda, ele livrou-se da zaga, mas o camisa 1 do Leão chegou primeiro para afastar com os pés.
Amazônia, 20/01/2014