Para mudar o curso dos acontecimentos, o Leão Azul precisa corrigir erros urgentemente. O Remo completou um mês sem saber o que é vitória. O último triunfo remista foi contra o Paragominas, em jogo válido pela primeira fase da Copa Verde. Esta partida ocorreu no dia 20/02. Já são oito jogos sem sair de campo vitorioso, acumulando confrontos por três competições: Campeonato Paraense, Copa Verde e Copa do Brasil. O jejum gerou, inclusive, a demissão do treinador Charles Guerreiro, após a vexatória derrota para o Internacional (RS), por 6 a 1.
Agnaldo de Jesus assumiu a equipe e, embora prestigiado pelo presidente do Remo, Zeca Pirão, tem tido um aproveitamento discreto: dois jogos, sendo uma derrota para o Paysandu e um empate diante do Santa Cruz de Cuiarana. A queda de rendimento dos remistas se explica pelo péssimo momento do sistema de defesa. Só nos últimos três jogos, o goleiro Fabiano sofreu 10 gols, média aproximada de três gols por partida.
“Estou satisfeito com a postura da minha equipe, mas sei que há erros, que vamos trabalhar nestes dias que restam para podermos conquistar os nossos objetivos”, explicou Agnaldo, sem citar de forma específica a dificuldade da zaga.
Os números do setor defensivo assustam, sobretudo, considerando que o miolo de zaga falhou decisivamente na partida contra o Santa Cruz, válida pela terceira rodada da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Campeonato Paraense. Foram três gols sofridos e uma mesma característica entre eles: lances de bola área e um adversário surgindo livre para cabecear, sem chances de defesa para o goleiro Fabiano, também criticado pela dificuldade de sair em lances deste tipo.
O primeiro gol do time de Salinas retratou a desorganização do sistema defensivo, pois Rafael Paty aproveitou um rebote de bola e se posicionou quase na marca do pênalti sem sequer um zagueiro para incomodar. Portanto, uma máxima do futebol foi desrespeitada: os zagueiros marcam a bola e não o atacante adversário. O pior, a bola e o adversário acabam longe da defesa azulina.
A dupla de zaga utilizada na partida de quarta-feira, 19/03, Rogério e Henrique, não se entendeu. Os titulares, Max e Raphael Andrade, foram poupados, mas devem voltar à equipe no Re-Pa.
Pelo Campeonato Paraense, o Leão volta a jogar na próxima quarta-feira, 26/03, contra o São Francisco. O jogo será em Belém. No returno, o Remo está na quinta colocação, com 2 pontos, mas ainda com um jogo a menos.
Amazônia, 21/03/2014