Danilo Rios
Danilo Rios

Na véspera do jogo decisivo do Nacional (AM) contra o invicto líder Remo, pela 5ª rodada do Grupo A1 da Série D do Brasileirão, nesta segunda-feira, às 21h30 (horário de Belém), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), o meia Danilo Rios voltou a treinar e deve ser titular absoluto.

Principal jogador do Naça, o armador era dúvida para o confronto com o Leão Azul paraense depois de passar 2 dias sendo poupado das atividades com bola para se recuperar das dores nas costas.

“Estou me preparando bem e fazendo um trabalho normal. Todos sabem da grande importância que tem a partida. Estou focado”, declarou Rios, que garantiu estar 100% recuperado.

Com a folga na última rodada da Série D após perder por 2 a 1 para o Rio Branco (AC), o time amazonense caiu da liderança para a 3ª colocação, ao ser ultrapassado pelo Remo e o próprio adversário do Acre na tabela. Para se recuperar do prejuízo, o Nacional (AM) precisa fazer o dever de casa e vencer para regressar à zona de classificação do Grupo A1.

Diante do Remo, o técnico Aderbal Lana não contará apenas com o reforço de Rios. Outro meia cotado e admirado pela torcida, Charles também saiu do estaleiro ao passar duas semanas tratando um estiramento na coxa direita e desfalcado o time no revés com o Rio Branco (AC). Ele está confirmado, mas deve jogar adiantado no lugar de Felipe, que foi parceiro do atacante Júnior Paraíba no último confronto.

Seria uma tentativa de Lana encontrar um esquema tático que não anule Danilo Rios e nem Charles no setor de armação por ambos terem características parecidas de jogo.

“Já temos uma formação montada na cabeça. Não vamos divulgar, mas está dentro do que esquematizei”, afirmou o treinador Aderbal Lana, cauteloso em manter o mistério sobre a escalação e as jogadas ensaiadas. “Terá mudanças de posicionamento, mas coisa simples”, completou.

O atacante do Remo, Léo Paraíba, é um “velho conhecido” dos torcedores do Amazonas e, principalmente, do Nacional (AM). Ele pode ser a grande novidade e aposta do técnico Cacaio na escalação do time paraense na Arena da Amazônia.

Léo vestiu a camisa nacionalina e marcou gols decisivos até a conquista do título estadual de 2014, sobre o Princesa do Solimões (AM). No ano seguinte, preferiu trocar de lado e defender o Tubarão de Manacapuru, na qual teve partidas acirradas com o ex-clube pela fase classificatória e finais do Aamzonense, quando o Princesa perdeu novamente a taça de campeão.

Para a Série D, o Nacional (AM) nunca escondeu o interesse de recontrarar Léo Paraíba, que decidiu ir para o Remo. Lana acredita que esse conhecimento do atacante pode ser usado à favor da equipe paraense. “Léo Paraíba age em função do conhecimento que tem sobre a nossa equipe. Isso que pode trazer ele como titular”, comentou.

“Apesar dessa situação ser aproveitada pelo treinador, o Léo merece estar jogando. Ele nos interessava e houve uma proposta, mas preferiu o Remo. É um bom jogador e temos que respeitar tudo isso”, elogiou Lana.

Diário do Amazonas, 10/08/2015