Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Com a torcida azulina prometendo enfeitar o Mangueirão para receber o Remo no seu retorno ao estádio olímpico, neste domingo (13/09), o Leão enfrenta o Vilhena (RO) às 18h, pelo grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D, no fechamento da fase de classificação. O bicampeão paraense, punido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), não joga diante da sua torcida desde maio, quando venceu o Cuiabá (MT) pela Copa Verde.

Os azulinos estão nos braços da galera remista para conquistar o primeiro lugar do grupo. O Remo, por enquanto, é o segundo colocado. Vencendo ou mesmo empatando, assume a liderança, empurrando o Rio Branco (AC) para a segunda colocação. Este é o mote da partida: vitória para encher de júbilo os torcedores e dar robustez ao time visando aos próximos desafios das fases de mata-mata, cuja primeira partida será no dia 27/09. A volta, no dia 04/10.

Para o jogo desta noite, o recado de Cacaio aos pupilos foi curto e grosso. Nada de oba-oba e muito menos firula. É jogar valendo como estivesse disputando final de campeonato. “Passei a ordem: é encarar como o maior dos desafios. A torcida estará presente, quer ver garra e vontade de marcar muitos gols”, comentou.

Aliás, determinação é um dos alicerces fincados por um dos líderes do elenco, o meia Eduardo Ramos, que está pendurado com dois cartões amarelos. Durante a semana, o camisa 10 disse que, mesmo sob risco de ficar de fora da primeira partida do mata-mata, jogaria. “Não faz sentido ficar de fora em um momento de reencontro com torcida. Já estou escalado”, afirmou o artilheiro do Remo na Série D, com 3 gols.

Cacaio coloca em campo o time do coletivo da semana, apresentando como novidades Igor João na defesa e presença da dupla Rafael Paty e Léo Paraíba no ataque. Uma mudança agradável aos olhos dos torcedores.

Léo Paraíba tem feito muitos gols nos treinos e, contra o Rio Branco (AC), no Acre, deu muito trabalho aos acreanos quando entrou no jogo. Rafael Paty tem boas lembranças dos últimos jogos no Mangueirão, contra Cuiabá (MT) e Independente, marcando gols importantes. Paty tem apenas 1 gol marcado na Série D e esta é a ocasião esperada para o artilheiro se redimir e fazer a alegria do Fenômeno Azul.

Já eliminado da disputa por uma vaga na próxima fase, o Vilhena (RO) vem cheio de problemas e é uma incógnita. O clube está afundado em dívidas e vive a maior crise financeira da sua história. O técnico Marcos Birigui não conta com o volante Dourado, expulso contra o Nacional (AM) e o meia Tuquinha está lesionado seriamente. Birigui conta com apenas 13 jogadores no elenco.

Amazônia, 13/09/2015