No último treino antes da viagem até Paragominas, realizado na tarde desta quarta-feira (19/08), o clima no Nacional (AM) era de pura descontração. Confiantes no novo estilo de trabalho e à vontade com a presença de Paulo Morgado no comando da equipe, os jogadores apostam em uma vitória fora de casa contra o Remo, no sábado, 22/08, às 18h30, pela Série D do Brasileirão.
Com a derrota do Leão paraense para o Náutico (RR), na última rodada, a esperança amazonense é retornar a Manaus (AM) com um resultado positivo e afastar o clima de tensão que se instaurou no clube nas últimas semanas.
Com a confirmação de que Danilo Rios, Charles e Robinho estão fora da partida contra o Remo, o técnico Paulo Morgado treinou em busca dos substitutos ideais para as posições em aberto.
Improvisando um campo reduzido, o treinador valorizou o entrosamento entre os jogadores, a velocidade no toque de bola e o contato direto entre ataque e defesa do time titular. Ao contrário de Aderbal Lana, que treinava com o grupo principal em um só time, Morgado manteve os atacantes e os defensores titulares em diferentes grupos e observou a interação das equipes durante o coletivo.
Segundo Morgado, o foco dos treinos não é alterar o esquema tático, mas colocar os jogadores em situações de jogo diferenciadas e observar como se comportam.
“Em termos de sistema tático, vai ser idêntico, não vai mudar muito. O que muda é a forma de jogar, principalmente agora, sem o Danilo e o Charles. São situações de jogo em que eles precisam fazer mudanças, mostrar agressividade, mais mobilidade e mais toque de bola”, explicou o treinador. “Vamos buscar nosso espaço no jogo e sair da marcação em transições rápidas para aproveitar as jogadas de contra-ataque”, completou.
Lateral-direito e titular absoluto do time do Nacional (AM), Peter disse aprovar as características de trabalho do novo técnico. “Acredito que a maior diferença dos treinos dele seja a dinâmica. O professor Morgado tem cobrado muito agrupamento e marcação dobrada no adversário”, destacou o jogador.
“Agora, é colocar em prática tudo o que ele demonstrou nesse tempo em que está no comando e manter a união dentro da equipe, o que vai ser primordial para alcançar um resultado favorável”, completou o atleta.
O zagueiro Gilson, provável substituto de Robinho, também fez elogios a Morgado e comentou as principais mudanças no formato dos treinos. “Ele gosta de um time bem compacto, com os jogadores bem próximos uns aos outros e isso facilita para a gente, lá da defesa, porque assim que um perde a bola, o outro já está ali para recuperar”, disse. “Assimilamos bem a filosofia dele e vemos a facilidade que ele tem para nos posicionar. Nossa equipe só tem a ganhar com isso”, concluiu.
Diário do Amazonas, 20/08/2015