Cacaio
Cacaio

O segundo domingo do mês de outubro é peculiar para todos os paraenses por conta das festividades do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações católicas do planeta. Este ano, porém, uma parte deste público estará dividida entre a devoção à Santa e ao futebol. O momento é mais que especial para os torcedores do Remo, já que o clube está a um passo do tão sonhado acesso à Série C.

Um dos responsáveis por esta fase do time é o técnico catarinense João Carlos Santos do Amaral, conhecido carinhosamente por Cacaio. Durante alguns anos, o atual comandante do Leão atuou como jogador nos dois maiores clubes do Pará e, neste mesmo Estado, iniciou profissionalmente a carreira de treinador. A identificação com o povo paraense lhe fez devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

Frequentador assíduo da Basílica de Nazaré – um dos locais da imagem peregrina durante os dias de festividades – Cacaio, no entanto, se ressente de nunca ter participado da principal procissão em virtude do trabalho. Este ano não foi diferente e, quando o Remo estava em campo contra o Operário (PR), pela Série D, Belém ficou paralisada com milhares de promesseiros nas ruas para a Trasladação, a romaria que antecede o Círio.

“Meu coração estava em Belém também, certamente. Nunca participei do Círio e mais uma vez agora, que estava tão próximo, não pude participar novamente. Não tenho essa experiência e é uma pena, porque uma festa grandiosa, de tamanha devoção e queria poder participar. Que Nossa Senhora nos abençoe e possa nos ajudar em campo com uma grande atuação na decisão em casa”, revelou Cacaio.

A manifestação de fé do treinador é confirmada com seu pedido à padroeira dos paraenses. Pagar a promessa não será nenhum problema se a graça for alcançada no dia 18/10, em Belém, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

“Promessa? Se já fiz? Não só eu, como também alguns jogadores e, com certeza, milhares de torcedores. O importante é a fé de todos do grupo. Não fiz promessa apenas para um jogo. Meu pedido chama-se ‘acesso’ e vamos comemorar ao lado do nosso torcedor em Belém no dia 18/10, com o Mangueirão lotado. Com o Remo subindo, vamos pagar a nossa promessa, claro”, adianta.

Globo Esporte.com, 11/10/2015