A vitória do Remo por 3 a 0 sobre o Náutico (RR), no último domingo, 02/08, não preocupa o técnico do Nacional (AM), Aderbal Lana. Ele considera os times do Leão amazonense e do Leão Azul paraense tecnicamente nivelados.
Próximo adversário do time nacionalino, pela 5ª rodada da Série D do Brasileirão, no dia 10/08, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), o Remo tomou do Naça a liderança do Grupo A1 na rodada do final de semana. A equipe amazonense, que não jogou na última rodada, desceu para o 3º lugar com a vitória em casa também do Rio Branco (AC), por 2 a 1, sobre o Vilhena (RO).
“Se analisar o jogo do Remo, foi 0 a 0 no primeiro tempo e o (atacante) Léo Paraíba (autor do primeiro gol) entrou no lugar de um lateral-direito. Por que isso? É porque o Náutico (RR) não oferecia nenhum perigo no segundo tempo. Então, houve essa substituição que trouxe mais força ofensiva ao time, que ganhou a partida em três falhas (do rival)”, comentou.
“O que notei é que o campo (Arena Verde, em Paragominas) é ruim demais e não tem como avaliar muito. Nós não estamos nenhum ponto abaixo do Remo no aspecto técnico”, analisou Lana.
O “fator casa” tem sido outro aliado aos dois times atualmente na zona de classificação do Grupo A1, Remo e Rio Branco (AC), que têm 2 vitórias cada dentro dos próprios domínios. Até o momento, nenhum clube foi derrotado como mandante nesta chave. Observador, o técnico Lana acredita que o regresso do Nacional (AM) à ponta da tabela é uma questão de tempo, se esta escrita for mantida.
“As duas equipes (Remo e Rio Branco-AC) que estão na nossa frente têm uma partida a mais em casa. Nós vamos completar a segunda partida (em casa) agora. Se vier uma vitória, praticamente passamos a ser o primeiro do grupo”, comentou o treinador.
“Não há derrotas e os clubes estão se preparando para ganhar em casa. O único que teve problema em casa foi o Vilhena (RO), que empatou com o Remo (na 1ª rodada). O restante são resultados esperados”, afirmou Aderbal Lana, sem citar o empate do Náutico (RR), também em casa, contra o próprio Nacional (AM), na mesma rodada.
Com o meia Charles recuperado de lesão, após 16 dias parado e uma possível volta ao time, o técnico Aderbal Lana ainda busca o melhor encaixe tático para outro armador de potencial, Danilo Rios.
“Danilo Rios foi um investimento alto do Nacional (AM), mas estou tendo muitas dificuldades de montar um esquema para ele e o Charles jogarem juntos”, declarou o comandante.
Diário do Amazonas, 04/08/2015