Com início previsto para o dia 12/07, a Série D do Campeonato Brasileiro foi apresentada ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Menos prestigiada que suas “primas ricas”, a competição seguirá a tendência das principais Séries e terá “fair play” financeiro, ou seja, os clubes que forem denunciados pelos jogadores por atrasos de salário perderão pontos.
Na última temporada, 41 times disputaram o torneio, por conta de decisão judicial que determinou a participação de 21 clubes e o rebaixamento de 5 no Campeonato Brasileiro da Série C de 2013. No final da primeira fase, houve confusão, pois o regulamento não especificava como ficaria o ranking de confronto das oitavas para os times que tiveram mais jogos.
Dos 40 participantes deste ano, apenas 4 ainda não foram definidos: Acre, Piauí, Espírito Santo e Paraíba esperam o final de seus estaduais para definir seus representantes. A CBF estipulou o final de maio como limite para desistência de algum dos times e a Federação do Estado do desistente terá que indicar um substituto.
Treze (PB), Crac (GO), Duque de Caxias (RJ) e São Caetano (SP) foram rebaixados na Série C do Brasileirão no ano passado e não precisaram se classificar pelos estaduais.
Amazônia, 14/05/2015