A conquista obtida recentemente pelos azulinos, sob o comando de Cacaio, foi a principal façanha da carreira do treinador. Antes dele, de 2009 ao início de 2015, o time remista teve 14 técnicos à beira do campo, que tentaram tirar o Clube do Remo da Série D do Campeonato Brasileiro, mas não conseguiram por vários motivos, assim como as parcelas de culpa.
Na semifinal da Série D deste ano, os remistas reencontram dois profissionais conhecidos da torcida. Próximo adversário do Leão, o Botafogo (SP) é treinado por Marcelo Veiga, que teve uma curta e polêmica passagem pelo Baenão, na reta final da Série D de 2012. O técnico foi contratado para os dois jogos do primeiro mata-mata, contra o Mixto (MT). Depois de perder fora de casa, por 2 a 0, os azulinos venceram no Mangueirão, mas o placar de 2 a 1 deu a vaga para os adversários.
Naquela equipe, que tinha jogadores como o zagueiro Ávalos e o atacante Mendes, Marcelo Veiga surpreendeu ao barrar o lateral-direito Thiago Cametá do time titular. Porém, após sair do clube, o próprio treinador indicou o atleta para a Ponte Preta (SP), que logo depois tirou o garoto do Remo. Atualmente, o lateral defende o Ceará (CE), na Série B.
Outro ex-azulino que está na briga pelo título da Série D é Flávio Araújo, do River (PI). Contratado ao final de 2012, após a eliminação sob o comando de Marcelo Veiga, o treinador nordestino chegou ao Remo com status de “Rei do Acesso”, uma vez que já havia subido 3 vezes de Série, com América (RN), Icasa (CE) e Sampaio Corrêa (MA). Porém, no Leão foi diferente.
Depois de acumular 10 jogos de invencibilidade no Parazão 2013, a equipe azulina perdeu justamente no segundo jogo da final do primeiro turno para o Paysandu. No returno, o Leão chegou outra vez à decisão, mas voltou a perder, dessa vez para o Paragominas, que ganhou o título e o direito de representar o Pará na Série D daquele ano.
Ao sair do Baenão, no entanto, Flávio Araújo voltou para o Sampaio Corrêa (AM). Lá, conseguiu mais um acesso, desta vez para a Série B, com o vice-campeonato da Série C, obtido pelos maranhenses. Na atual temporada, a missão do técnico também acabou vitoriosa, com a vaga do River (PI) garantida para a Série C de 2016.
O reencontro entre Remo e Marcelo Veiga, técnico do Botafogo (SP), será no próximo domingo (25/10), às 18h (horário de Belém), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). Quem passar vai decidir o título da Série D com o classificado do duelo entre River (PI), de Flávio Araújo, e Ypiranga (RS), que abrem a semifinal na véspera.
Portal Arquibancada, 21/10/2015