O Clube do Remo entrou em campo na manhã deste domingo (15/05) para um jogo-treino contra a Seleção de Bragança, um combinado formado por jogadores amadores dos municípios de Capitão Poço, Maracanã e Bragança, no Nordeste do Estado. Sem dificuldades, o Leão venceu por 4 a 0.
A movimentação foi realizada no estádio Mangueirão, com ingressos a R$ 20. Sócios-torcedores entraram de graça. A diretoria de marketing azulina ainda sorteou brindes para o público presente, como camisas oficiais, bolas e jaquetas da Umbro, fornecedora de material do clube.
O jogo-treino será o único teste que o técnico Marcelo Veiga terá para ajustar o elenco até a estreia na Série C, dia 21/05, contra o Cuiabá (MT), na Arena Pantanal. Lesionados, não puderam participar o lateral-esquerdo João Victor (púbis), o volante Yuri (entorse no tornozelo) e o atacante Luiz Carlos (joelho direito). O lateral-direito Levy e o meia Eduardo Ramos, ambos com dores na coxa, foram poupados. O atacante Patrick ainda realiza trabalho de preparação física separado do elenco.
As grandes novidades do trabalho foram as estreias, mesmo que não oficiais, de vários dos recém-contratados pela diretoria remista. Brinner, Michel Schmöller, Allan Dias, Héricles e Fernandinho tiveram seu primeiro contato com a torcida remista – o último, inclusive, foi autor de belo gol ainda no começo da partida. Além do quinteto, destaque para o retorno do lateral-direito Murilo, após longo período se recuperando de uma lesão no rosto, que o fez jogar com uma máscara de proteção.
Veiga mandou a campo inicialmente a equipe no 4-3-3, com Fernando Henrique; Murilo, Brinner, Max e Fabiano; Lucas Garcia, Michel Schmöller e Allan Dias; Fernandinho, Ciro e Sílvio.
O placar não demorou a ser inaugurado. Logo aos 4 minutos, o estreante meia Allan Dias entrou na área pela direita e chutou cruzado, Sílvio apareceu do outro lado e só empurrou para dentro. O Remo ampliou aos 8 minutos. A jogada começou com a roubada de bola de Michel Schmöller, no meio de campo. Ele lançou Ciro na esquerda, que tocou para Fernandinho na entrada da área. O atacante chutou forte, de canhota, longr do alcance do goleiro bragantino.
O selecionado amador não levou muito trabalho ao goleiro Fernando Henrique, mas investiu nas jogadas pela beiradas do campo. Nos cruzamentos, os zagueiros Brinner e Max mostraram segurança para afastar o perigo. Aos 20 minutos, a arbitragem da partida parou o jogo para um tempo técnico, devido ao forte calor da manhã dominical.
Apesar do começo empolgante, o Remo mostrou certa falta de entrosamento, questão compreensível pelas várias mudanças no time titular em relação ao que vinha jogando Parazão, Copa Verde e Copa do Brasil. Apesar disso, era possível perceber o interesse dos novatos em mostrar serviço e deixar uma boa impressão para Marcelo Veiga.
Pelo lado remista, as substituições começaram no segundo tempo, e no atacado. Logo no intervalo, o técnico do Leão trocou 10 jogadores, permanecendo apenas com Murilo em campo. Passando para o 4-4-2, o Remo iniciou a etapa final com Douglas Borges; Murilo, Henrique, Ítalo e Tsunami; Chicão, Alisson, Marcinho e Edicleber; Magno e João Victor.
Após apenas 3 minutos, o Leão Azul ampliou. Edicleber avançou em velocidade pela esquerda e cruzou na área. O jovem atacante João Victor cabeceou com categoria, para baixo: 3 a 0. Pouco após o terceiro gol, Veiga promoveu outra “estreia”: o meia Héricles, contratado junto ao Gama (DF), na última sexta-feira, 13/05, entrou na vaga de Murilo, com Marcinho sendo deslocado para a lateral-direita.
O novato deixou o seu com apenas 3 minutos em campo. Héricles recebeu passe de Edicleber dentro da área e tocou no canto, tirando do goleiro adversário: 4 a 0.
O Remo mostrou mais volume de jogo, perdeu muitas chances, mas também deu espaços à seleção de Bragança, que conseguiu levar perigo a Douglas Borges. O goleiro reserva, porém, fez boas defesas. Na reta final do jogo-treino, Veiga promoveu a última mudança no time. Ele colocou em campo mais um garoto, o meia-atacante Júnior Miranda, que esteve emprestado ao Tapajós durante o Campeonato Paraense. Deixou o gramado Magno, que havia entrado no intervalo. No banco de reservas, apenas o terceiro goleiro, André, não foi utilizado.
GloboEsporte.com, 15/05/2016