A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (18/01) que a Copa Verde deste ano será a “primeira competição carbono zero do futebol brasileiro”. O torneio, que será lançado na próxima quarta-feira, 20/01, em um hotel em Belém, terá iniciativas sustentáveis. O evento terá a participação de dirigentes de clubes e Federações.
Em nota divulgada em seu site oficial, a CBF confirmou que haverá troca de ingressos por garrafas pet em partidas no Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul. A ação visa incentivar a reciclagem de lixo. O torcedor poderá trocar garrafas por ingresso em postos credenciados.
Ainda segunda a entidade, o campeão receberá uma taça convencional e uma árvore da flora brasileira, que será plantada na sede ou no CT do clube vencedor. A Arara Vermelha foi escolhida a mascote da competição.
A terceira edição da Copa Verde terá a participação de 18 clubes de 12 Estados do Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo. Em 2014, o Brasília (DF) conquistou o título. No ano passado, a taça ficou com o Cuiabá (MT). O campeão garante lugar na Copa Sul-Americana do ano seguinte.
Inicialmente, quatro clubes disputam uma fase preliminar, a partir de 06/02. O Fast (AM) disputa uma vaga com o Águia de Marabá (PA), enquanto Brasília (DF) e Vila Nova (GO) jogam por outra vaga.
A primeira fase do torneio tem 14 times confirmados: Aparecidense (GO), Comercial (MS), Cuiabá (MT), Espírito Santo (ES), Gama (DF), Genus (RO), Interporto (TO), Luverdense (MT), Náutico (RR), Nacional (AM), Remo, Paysandu, Rio Branco (AC) e Santos (AP). Os dois classificados da fase preliminar se juntam a este grupo, formando 8 chaves de 2 times. Cada fase é eliminatória, até a final.
Globo Esporte.com, 18/01/2016