Eduardo Ramos
Eduardo Ramos

O Remo sustentou um empate no primeiro tempo, mas se deixou perder em seus próprios erros e permitiu que o ABC (RN) chegasse à vitória nos 15 minutos finais da partida de segunda-feira (29/08), no estádio Frasqueirão, em Natal (RN). Bem distribuídos em campo nos 45 minutos iniciais, os azulinos perderam combatividade no meio-campo e aceitaram a pressão dos donos da casa.

A situação poderia ter sido outra se Eduardo Ramos e Jussandro, claramente sem condições de jogo, tivessem sido substituídos no intervalo. A insistência com ambos enfraqueceu o setor de criação e deixou a equipe dependente exclusivamente do lado direito.

Quando Waldemar Lemos decidiu mexer no time, logo depois do primeiro gol do ABC (RN), ainda fez a opção errada. Apostou em Ciro para a vaga de Ramos. No Remo desde o começo da temporada, Ciro só fez duas boas partidas, contra Águia e Cametá, no Campeonato Estadual. Inconstante no ataque, era improvável que o jogador atuasse bem como organizador.

A substituição natural deveria ser por Flamel, meia-armador talhado para executar as funções que normalmente Ramos desempenha na equipe.

Sem Henrique, lesionado, Lemos pôs Ciro Sena para reorganizar a defesa, mas esqueceu de reforçar a cobertura à frente da zaga. Michel Schmöller e Yuri se desdobravam para marcar 3 atacantes adiantados do ABC (RN) – Jones Carioca, Nando e Echeverria. Era óbvio que precisavam de ajuda, mas o treinador não levou isso em conta e o Remo acabou sofrendo o segundo gol 10 minutos após o primeiro. Só não levou uma goleada porque Fernando Henrique fez grandes defesas nos minutos finais.

Blog do Gerson Nogueira, 31/08/2016