Um dos destaques de 2016 quando o assunto é sócio-torcedor, o Remo colhe bons frutos de um trabalho iniciado em 2015 para o Nação Azul e que reflete este ano com a segunda maior adesão entre os clubes do Brasil. Com altos e baixos desde o lançamento oficial do programa, há 5 anos, o clube passou a focar seus esforços em ações e estratégias mais profissionais, visando incrementar o quadro e trazer para si sócios que sejam realmente ativos dentro dele.
No início, o Remo reforçou os seus departamentos a partir de parcerias com empresas especializadas no mais variados setores, como a Dforest Sports (Gestão), Macaco Velho (Marketing e Comunicação) e a Mcubo Soluções (Tecnologia da Informação). Através de suas experiências, elas auxiliaram o Leão não somente a desenvolver as campanhas de marketing, mas também estratégias de comunicação buscando impactar o público presente nos seus perfis nas redes sociais.
De imediato, o clube apresentou o “Portal da Transparência do Sócio” e agilizou o processo de entrada no estádio em dias de jogos com um sistema próprio de acesso aos associados. Outro diferencial criado – e raro em programas de associação – foi uma linha de roupas exclusiva do Nação Azul.
Já para tornar o seu programa rentável e com reflexos diretamente no bolso do torcedor, o Remo aumentou as empresas associadas à sua rede de parceiros locais e também intensificou a promoção dos benefícios oferecidos através do “Movimento por um Futebol Melhor”, que ocupa atualmente o 15º lugar.
A criação do “Espaço Lounge do Sócio Torcedor Nação Azul”, com objetivo de ser um espaço de convivência entre sócios-torcedores, foi uma das apostas certeiras do clube para potencializar a experiência do programa e oferecer um atrativo ao “matchday”.
Além de esforços no “offline”, as plataformas digitais do Remo também foram fundamentais para a aproximação e divulgação das diversas novidades que o clube preparou para o período. O maior reflexo foi notado no Facebook, que registrou 55 mil novos seguidores em apenas 6 meses.
Resultado: em 2 meses, o Remo já obteve 1.825 novos sócios, a segunda maior marca entre os clubes do país este ano. Ao todo, são mais de 15,5 mil azulinos ativos no Nação Azul, que com planejamento e estratégias muito bem alinhadas, soube driblar os erros do passado e surgir novamente como um dos destaques do Brasil.
MKT Esportivo, 01/03/2016