O que poderia ser apenas um jogo importante, tornou-se para o Fortaleza (CE) uma espécie de “jogo da vida”. Pelo menos, está nesse nível o clima de decisão na torcida tricolor. Isso indica um Fortaleza (CE) tenso, ansioso e muito ofensivo, disposto a tudo para vencer e antecipar a classificação.
O Remo vai ser muito pressionado, mas se tiver força defensiva para resistir, poderá provocar e tirar proveito do nervosismo do adversário. O time remista é suficientemente maduro para não ser impactado. Resta saber se terá consistência bastante na marcação para conter o ímpeto cearense.
Pelas circunstâncias, o jogo pede competência emocional, tanto quanto física, técnica e tática. É aí que resistem os maiores riscos do Fortaleza (CE) e as maiores esperanças do Remo. Seguramente, será um teste de saúde cardíaca.
[one_third last=”no”]Seja qual tenha sido o real motivo, a troca de árbitro faz bem ao jogo entre Fortaleza (CE) e Remo. Nem tanto pela saída do gaúcho Diego Maciel, mas pela entrada do também gaúcho Anderson Daronco (Fifa), um árbitro que transmite a segurança que o jogo deve exigir. Por todo o clima criado na capital cearense, o jogo será muito tenso, difícil de ser conduzido no apito. Pela pressão que se desenha, a presença de Daronco é benéfica especialmente ao time visitante, o Remo.[/one_third][one_third last=”no”][colored_box color=”yellow”]Se não pontuar em Fortaleza (CE), o Remo terá que torcer fervorosamente pelo Botafogo (PB) na rodada. O time paraibano jogará domingo (11/09) em Arapiraca (AL), contra o ASA (AL), 5º colocado. Como o Remo jogará em Belém na última rodada contra o América (RN) e o ASA (AL) em Natal (RN) contra o ABC (RN), o resultado do duelo entre ASA (AL) e Botafogo (PB) pode significar conforto ou desespero para o time paraense.[/colored_box][/one_third][one_third last=”yes”]Para o Remo, o que está em jogo é muito mais que a simples classificação ao mata-mata do acesso à próxima Série B. Seguir neste campeonato é garantia de suporte financeiro para atualizar salários e outras pendências, além de também ser a perspectiva de acesso à próxima Copa Verde pelo ranking da CBF. O rendimento do time azulino nos últimos jogos foi preocupante, mas o compromisso expressado pelos atletas esta semana foi animador. Os próximos jogos serão determinantes para o Leão ter um fim de ano festivo ou lamurioso.[/one_third]
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 09/09/2016