Botafogo-PB 3x2 Remo (Gerson)
Botafogo-PB 3x2 Remo (Gerson)

Poderia ter sido uma noite para se esquecer, mas a estreia de Oliveira Canindé como técnico do Remo voltou a mostrar o que foi a tônica do Leão da “era Josué Teixeira”: falhas infantis e vontade nos minutos finais! A derrota por 3 a 2 para o Botafogo (PB), dentro do estádio Almeidão, em João Pessoa (PB), com um jogador a menos, foi válida pela 6ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

O jogo mal começou e a estreia de Oliveira Canindé como técnico do Remo parecia um trailer de terror. Logo aos 3 minutos, Rafael Oliveira escorou de cabeça para a chegada de Marcinho, que bateu cruzado e viu o zagueiro Igor João tentar cortar e jogar a bola contra o próprio gol: 1 a 0.

Aos 9 minutos, Cleyton recebeu na ponta esquerda, puxou para o meio e soltou uma pancada para a grande defesa de Vinícius.

Perdido em campo, o Leão sofria com falta de marcação no meio-campo, enquanto que o Botafogo (PB) crescia. Aos 21 minutos, um lance no meio-campo, que teve falta a favor do Remo, acabou com a expulsão infantil de Tsunami. Após o apito do árbitro, o volante remista não parou a jogada e acabou levantando demais o pé, acertando a sola da chuteira no rosto de Djavan. Cartão vermelho direto!

Os paraibanos avançavam pouco a pouco mas, com amplo domínio territorial, acomodaram-se. Aos 35 minutos, Dico apareceu na ponta direita e cruzou para Rafael Oliveira que, dentro da área, não alcançou. Minutos depois, Marcinho arrancou pelo meio, passou fácil por Igor João e bateu forte, mas pela linha de fundo.

O Leão respondeu com um contra-ataque, abusando da velocidade de Edgar. O atacante fugiu pela direita e deixou para Gerson, que encontrou Eduardo Ramos na área. O camisa 10 tentou o cruzamento rasteiro, mas o defensor cortou de carrinho. O árbitro Paulo Henrique de Melo Salmazio (CBF) marcou pênalti, alegando que a bola teria tocado na mão de Djavan. Na cobrança, Nino Guerreiro mandou uma bomba no ângulo e empatou o confronto.

A bola rolou no segundo tempo e, ainda no primeiro minuto, Dico saiu pela esquerda e tocou para Rafael Oliveira na área. O atacante dominou e rolou para a chegada de Roger Gaúcho, que tinha acabado de entrar no jogo, tocar na saída de Vinícius e recolocar o Botafogo (PB) em vantagem. Cinco minutos depois, o volante Magno resolveu arriscar de longe e o goleiro Vinícius aceitou: 3 a 1.

A chance de ampliar aconteceu ainda aos 14 minutos, quando Cleyton também soltou uma pancada de fora da área. O detalhe é que foi no mesmo canto do gol, mas Vinícius mostrou que a falha foi somente um fato isolado e fez grande defesa.

Aos 21 minutos, porém, o goleiro Vinícius foi só mais um na torcida remista. Em cruzamento de Dico pela esquerda, Rafael Oliveira mergulhou e, sozinho, cabeceou a bola na trave!

A resposta remista aconteceu aos 26 minutos, quando o jogo estava novamente sob domínio aparentemente tranquilo dos paraibanos. Gerson foi para a cobrança do escanteio e bateu fechado. A bola fez a curva e encontrou a cabeça de Igor João que, desta vez, marcou no gol certo e se redimiu da lambança do primeiro tempo, diminuindo para 3 a 2.

O Botafogo (PB) continuava próximo do 4º gol e ficou muito próximo de marcar, aos 33 minutos. Marcinho recebeu no meio e lançou Rafael Oliveira dentro da área. O atacante dominou de cara com Vinícius, tentou o drible, levou até a linha de fundo e chutou, mas a trajetória saiu torta.

O Remo cresceu na partida e foi para o sufoco. Flamel, Eduardo Ramos, Ilaílson e Léo Rosa tentaram o ataque a todo instante. Aos 43 minutos, o Leão teve sua grande chance de arrancar o que poderia ser um empate heróico. Gerson cobrou outro escanteio com perigo e Leandro Silva cabeceou forte, mas a bola passou caprichosamente para fora.

A derrota deixou os azulinos estacionados na 4ª colocação, mas com a vaga no G4 ameaçada por Confiança (SE) e Sampaio Corrêa (MA), que também passaram a somar 8 pontos. Os paraibanos fecharam a rodada na 3ª posição, mas com os mesmos 11 pontos do vice-líder, CSA (AL).

O time de Oliveira Canindé voltará a Belém para receber o Moto Club (MA), às 18h deste sábado (24/06), no Mangueirão, em Belém, enquanto que os paraibanos, no mesmo dia, estarão enfrentando o Confiança (SE), em Aracaju (SE), às 16h.

Portal ORM, 19/06/2017