Remo 2x1 Santos-AP (Edgar)
Remo 2x1 Santos-AP (Edgar)

Entre tantos estreantes, o destaque do Remo na abertura da Série C do Campeonato Brasileiro foi o “mito” do clube: a torcida! Dominado por um Fortaleza (CE) sem objetividade, os azulinos conseguiram o único gol da partida após cerca de 10 minutos de cânticos ininterruptos da torcida. O tento foi marcado por Nino Guerreiro, de pênalti, na noite deste domingo (14/05), no Mangueirão, em Belém.

O lance do gol começou em uma das muitas tentativas de ataque do Fortaleza (CE) pelo lado esquerdo. O cruzamento de Bruno Melo foi cortado pelo goleiro Vinícius e a bola foi afastada pela zaga. No meio-campo, o zagueiro cearense Heitor errou o bote e deixou Edgar disparar sozinho até a área, onde foi parado por Ligger. Pênalti, que Nino Guerreiro bateu com força, no meio do gol, para marcar.

A vitória já deixou o Remo na 3ª posição entre os 10 times do Grupo A e empurrou o Fortaleza (CE) para a vice-lanterna. Na próxima rodada, os remistas terão que embarcar para Arapiraca (AL), onde enfrentará o ASA (AL), às 16h deste sábado (20/05), no estádo Coaracy Fonseca. O Fortaleza (CE), por sua vez, já pensa no Botafogo (PB), na sexta-feira (19/05), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

A falta de entrosamento em um time com 7 estreantes já era esperado, mas a quantidade de erros de passes do Remo e a falta de criatividade de jogadores como o camisa 10 Danilinho irritaram a torcida nas arquibancadas do Mangueirão.

Por outro lado, o Fortaleza (CE) jogava tranquilamente, até chegar ao ponto em que pareciam jogar em casa. No entanto, a organização do time cearense não foi o suficiente para produzir grandes chances reais de gol.

No lado azulino, o único jogador fora da curva foi o atacante Edgar que, com os dribles rápidos na ponta esquerda e até lançamentos, conseguia colocar a bola na área do Fortaleza (CE), mas também sem representar grande perigo ao gol defendido por Marcelo Boeck.

A melhor jogada do primeiro tempo inteiro foi aos 22 minutos, quando Adenílson recebeu na intermediária e lançou o lateral-esquerdo Bruno Melo. O camisa 6 se livrou de Daniel Damião com extrema facilidade, entrou na área e, de cara com Vinícius, chutou forte e mandou por cima da trave remista.

A falta de objetividade, traduzida na falta de finalização das jogadas em gol, forçou o Fortaleza (CE) a trocar o meia improvisado no ataque, Leandro Lima, pelo centroavante estreante, Hiago. O resultado parecia dar resultado logo aos 9 minutos. Pablo colocou na área e o novato pulou sozinho entre os zagueiros remistas, mas cabeceou pela linha de fundo.

O Fortaleza (CE) continuava dominando a partida sem esforço e a torcida remista resolveu mostrar todo o repertório de cânticos. Foram quase 10 minutos de músicas entoadas nas arquibancadas. Então, aos 28 minutos, Vinícius cortou um cruzamento de Bruno Melo e a bola foi afastada pela zaga em direção a Edgar. O zagueiro Heitor poderia ter cortado o lance, mas errou o bote e deixou o camisa 11 azulino disparar até a área cearense. Ligger chegou cometendo falta e a arbitragem marcou o pênalti. Nino Guerreiro bateu forte, no centro do gol e marcou o único gol da partida.

O time de Paulo Bonamigo ainda tentou desenhar uma pressão, mas sem levar qualquer tipo de perigo real ao gol de Vinícius.

Portal ORM, 14/05/2017