Remo 1x2 PSC (Josué Teixeira)
Remo 1x2 PSC (Josué Teixeira)

A primeira derrota para o Paysandu sob o comando do Remo veio no pior momento possível para Josué Teixeira: na grande final do Campeonato Paraense. O revés por 2 a 1 veio com um sabor amargo até por ter sido de um jeito que os azulinos já haviam superado o grande rival este ano, com um gol nos acréscimos. Apesar de chateado com a perda do título, o comandante azulino vê muitos pontos positivos a serem exaltados ao término do Estadual.

Com uma folha salarial que não chega nem a 50% da folha bicolor, o Remo conseguiu ter a melhor campanha geral da 1ª fase e perder apenas 1 dos 4 clássicos do ano. O time recheado de garotos da base e apostas regionais foi considerado por Teixeira com um “laboratório”, que renderá bons frutos mais adiante.

“Temos que parabenizar o Paysandu pelo jogo. A nossa equipe foi brilhante e digna dentro de campo e falar em justiça é complicado. Eles tiveram o primeiro tempo melhor, nós tivemos o segundo. Acho que o empate seria o melhor resultado, com a decisão nos pênaltis”, disse.

“A grande conquista foi você ter um grupo jovem de jogadores com qualidade, formados dentro do clube. Pecamos em outras competições, mas temos certeza que o nosso grupo é bom. Temos algumas carências, contratamos jogadores para a Série C, mas consideramos que o laboratório que fizemos no Parazão foi muito importante”, salientou o treinador.

Além do plantel reduzido, Josué Teixeira foi para o jogo com vários desfalques. O mais importante, o meia Flamel, voltou a sentir uma lesão na panturrilha na sexta-feira (05/05) e foi para o banco de reservas muito longe da condição física ideal. Por isso, nem entrou no jogo.

O técnico do Remo não gostou na atuação no primeiro tempo, mas gostou o rendimento após as substituições.

“Com 5 minutos do segundo tempo, percebi que não íamos conseguir agredir e ter posse de bola com aquela formação. Depois, o João Victor cansou e, infelizmente, tive que troca-lo, mas já sabíamos que ele não conseguiria jogar o jogo inteiro. Acho que as trocas foram boas. Fininho e Rodrigo não tinham condições de começar a partida, mas entraram bem. Ter que recuperar jogador no meio do campeonato é complicado, mas faz parte do processo e conseguimos tirar algum proveito disso”, comentou Josué.

“Queríamos um pouco mais de jogo por dentro. Eles chamaram a responsabilidade e conseguiram jogar. O jogo estava controlado, na verdade. O Paysandu conseguiu achar o gol usando aquelas bolas longas. Bergson finalizou bem as duas bolas. O adversário também tem méritos”, explicou.

O foco azulino é, agora, a Série C do Campeonato Brasileiro, cuja estreia já é no próximo domingo (14/05), contra o Fortaleza (CE), no Mangueirão. O elenco deve sofrer alterações. Além das 10 contratações já confirmadas pela diretoria nas últimas semanas, jogadores podem deixar o elenco. Josué não quis adiantar nenhum nome e pediu cautela.

“Dispensas nem vão acontecer, na verdade. Tem alguns jogadores que terminam contrato agora e vamos ver se vale a pena continuar, analisar o custo-beneficio, ver se haverá a eliminação ou não do jogador. Futebol é rendimento, mas vamos ter critério e cuidado na hora de tomar essas decisões”, ponderou.

Além disso, o técnico do Remo salientou que os primeiros 6 meses de trabalho à frente do Leão serviram para apresentar sua metodologia de trabalho e para conhecer melhor o clube paraense, tendo que superar brigas internas e problemas extracampo no caminho.

“Acho que o Estadual serviu para o pessoal se identificar, conhecer as pessoas e as pessoas me conhecerem, além de buscar um equilíbrio maior interno. O clube está mais organizado internamente, as pessoas estão sabendo quem é que manda e quem não manda. O presidente está participando desse trabalho de perto e tenho certeza que vamos fazer um grande trabalho na Série C. Estou cada dia mais motivado. Vamos brigar pelo acesso no Campeonato Brasileiro, com certeza”, finalizou Josué Teixeira.

Não há tempo para lamentar. Com a estreia no Brasileirão batendo na porta, a comissão técnica determinou a reapresentação do time para a tarde desta segunda-feira (08/05), no Baenão.

Globo Esporte.com, 07/05/2017