Entre titulares e reservas no clássico deste domingo (12/02), a maioria dos jogadores vai debutar em Re-Pa. Será a primeira vez para os bicolores Ayrton, William Simões, Wesley, Diogo Oliveira, Daniel Sobralense, Bergson, Alfredo, Andrelino, Samuel e Juninho, como também dos azulinos André Luis, Léo Rosa, Jaquinha, Renan Silva, Elizeu, Marquinhos, Edgar, Gabriel Lima e Vinícius.
Uma exceção interessante é Flamel, que já experimentou o Re-Pa, mas com a camisa do Paysandu. No segundo Re-Pa do Parazão de 2007 (empate em 0×0), Flamel substituiu Fábio Baiano no segundo tempo. No terceiro, (Remo 2×0 Paysandu), Flamel foi titular, formando o meio de campo bicolor com Daniel, Ricardo Oliveira e Lecheva, mas saiu no meio do jogo, substituído por Marcelo Maciel.
Dez anos depois, o meia é o maior talento do Remo, aos 33 anos, ainda precisando provar do que é capaz em grandes desafios, como o clássico que se aproxima.
Desafio semelhante tem o lateral-direito Léo Rosa, 31 anos, que só experimentou o Re-Pa nas categorias de base, vestindo azul-marinho, tal como o atacante Gabriel Lima. Isso vale também para os meninos Juninho, Samuel e Andrelino, que estão emprestados pela Desportiva ao Paysandu, mas foram todos revelados pela base remista.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 07/02/2017