Os 2 clubes mais tradicionais do Norte do País, Remo e Paysandu, podem ser convidados para fazer parte da Copa do Nordeste a partir de 2018. Isso está condicionado a uma eventual desistência dos 3 grandes de Pernambuco, insatisfeitos com o modelo vigente na competição.
Os pernambucanos deixaram no ar a possibilidade de sair da Copa do Nordeste se não houver mudanças radicais em seu modelo e sistema de disputa. Querem, por exemplo, que a Copa seja realizada em período diferente dos Estaduais e que haja uma redução significativa do número de participantes. Hoje, a Copa do Nordeste tem 20 clubes e eles defendem uma competição com 12.
Se suas reivindicações não forem atendidas, Sport (PE), Santa Cruz (PE) e Náutico (PE) vão pleitear uma Copa do Nordeste com 2 “divisões”, cada qual com 10 clubes, e que os Estaduais sejam apenas classificatórios para o torneio regional.
Diante da dificuldade de aprovação dessas propostas, em razão da dissonância com outros clubes e Federações do Nordeste, já existe uma movimentação silenciosa dos grandes de Pernambuco para deixar a Copa. Se isso for concretizado, entraria em pauta o convite a Remo e Paysandu para integrar o grupo, embora ambos já disputem a Copa Verde.
Terra Esportes, 06/03/2017