Alguns torcedores puderam ver de perto o que o Clube do Remo almeja para 2018, na vitória de 4 a 0 sobre o Sport Belém, na manhã desta quinta-feira (21/12), no Centro Esportivo da Juventude (Ceju), durante a realização do segundo jogo-treino da pré-temporada. A movimentação mostrou um time remista paciente e aguerrido dentro de campo.
Como já era esperado, o treinador Ney da Matta lançou duas formações distintas no decorrer dos 90 minutos. Segundo o comandante, o resultado foi bastante satisfatório, principalmente pelo entrosamento dos atletas em um curto período de tempo.
Na etapa inicial, o Leão repetiu a formatação de 3 atacantes, com apenas um jogador na criação. A única novidade foi o retorno do lateral-direito Levy em sua posição de ofício.
O Sport Belém começou melhor, chegando com mais frequência ao ataque. Porém, a bola parada botou as coisas nos eixos. Após cobrança de escanteio, o volante Geandro abriu o placar, de cabeça. Após bate-rebate na pequena área, Leandro Brasília aumentou o marcador, dando segurança para que o Remo explorasse mais as beiradas de campo e jogadas individuais.
A partir desse momento, o atacante Felipe Marques foi o grande destaque da equipe, ajudando o time com a sua velocidade e recomposição, além de passes e finalizações.
No segundo tempo, Ney da Matta manteve o 4-3-3, embora tenha mudado o time inteiro. Nessa etapa, o Leão dominou todas as investidas em campo, principalmente pelo lado direito, com os cruzamentos de Diego Superti. Inclusive, foi por assistência do lateral-direito que o Remo chegou ao terceiro gol, após cabeçada de Marcelo.
Superti ainda fez outro bom cruzamento, dessa vez para Gabriel Lima, que balançou as redes, mas teve o tento anulado por impedimento. Sua felicidade, contudo, foi apenas adiada, pois o atacante foi quem deu números finais à partida, após ter recebido passe de Andrey e tirado do goleiro.
De acordo com Ney da Matta, a evolução da equipe é algo gratificante. “Acho legal o crescimento dos jogadores. É um processo que temos que passar, principalmente para aqueles que vieram muito acima do peso. Fico feliz por ser nossa terceira semana de trabalho e ver a evolução. Eles entendendo e crescendo dentro do trabalho. Tivemos uma evolução muito grande desde o jogo passado e isso demonstra que estamos no caminho certo”, disse.
Até o momento, o grupo de jogadores vem atendendo a proposta elaborada pelo técnico Ney da Matta, na composição de um time que ataca e marca ao mesmo tempo. Felipe Marques e Elielton, apesar de atacantes, descem ao setor defensivo para ajudar na recomposição. Jayme, que vem atuando como falso 9, com a descida dos companheiros, fica como último homem ofensivo, na espera por uma bola roubada. Isso permite que os volantes Geandro e Leandro Brasília se aproximem com frequência no setor de criação, fazendo o “abafa” na zaga adversaria.
Em testes, o meia-atacante Felipe Pará deu uma pegada diferente ao time no segundo tempo. Ora como atacante, ora como meio-campo, o atleta confundiu os zagueiros do Sport Belém com sua movimentação, abrindo brecha para que Gabriel Lima e Marcelo ficassem como centroavantes. Essa é uma das opções de formatações de Ney da Matta, na variação do 4-4-2 para o 4-3-3.
Destaques
Felipe Marques – O atacante vem sendo uma grata surpresa nesse começo de pré-temporada azulina. No jogo-teste de domingo (17/12), balançou as redes em 2 oportunidades. Nesta quinta-feira (21/12), as principais jogadas da equipe, no primeiro tempo, vieram de iniciativas do jogador.
Bruno Maia – Seguro e sem firula. Com bom domínio de bola, o zagueiro, que é canhoto, demonstrou paciência em todas as saídas de jogo do Remo.
Diego Superti – O ala deu uma nova cara ao lado direito azulino depois que entrou em campo. Acertando a maioria dos cruzamentos, Superti proporcionou alternativas de ataque durante todo o segundo tempo, além de ter ajudado na marcação.
Time do 1º tempo – Vinícius; Levy, Alex Moraes, Bruno Maia e Fernandes; Geandro, Leandro Brasília e Rodriguinho; Elielton, Felipe Marques e Jayme.
Time do 2º tempo – Douglas Dias; Diego Superti, Mimica, Martony e Jerffeson Recife; Felipe Recife, Yuri e Andrey; Felipe Pará, Gabriel Lima e Marcelo.
Diário do Pará, 22/12/2017