Série C
Série C

O Campeonato Brasileiro da Série C começa no dia 13/05. Faltando pouco mais de 1 mês para a bola rolar, foi feito um levantamento sobre as 20 equipes que disputarão a competição. Um raio-X de como tem sido a temporada das equipes que lutarão por 4 vagas na Série B de 2018.

Os times estão distribuídos em 2 grupos regionalizados, cada um com 10 equipes. Os 4 primeiros de cada grupo disputarão o tão sonhado acesso em sistema de mata-mata. Os 2 últimos colocados de cada chave caíram para à Série D.

No Grupo A estão equipes do Nordeste, Norte e Centro Oeste. Compõe a chave o ASA (AL), Botafogo (PB), Confiança (SE), CSA (AL), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Moto Club (MA), Remo, Salgueiro (PE) e Sampaio Corrêa (MA).

No Grupo B, estão posicionados times do Sul e Sudeste. Os componentes são Botafogo (SP), Bragantino (SP), Joinville (SC), Macaé (RJ), Mogi Mirim (SP), São Bento (SP), Tombense (MG), Tupi (MG), Volta Redonda (RJ) e Ypiranga (RS).

Sampaio Corrêa-MA

Rebaixado na Série B em 2016, o Sampaio Corrêa (MA) disputou nestes 3 primeiros meses da atual temporada a Copa do Brasil e avançou 2 fases ao eliminar o São José (RS) e o Guarani de Juazeiro (CE), mas acabou eliminado na 3ª fase pelo Internacional (RS). Na Copa do Nordeste, foi eliminado logo na 1ª fase, assim como também na 1ª fase do 1º turno do Campeonato Maranhense. Agora, no 2º turno, brigará para chegar à final do Estadual.

Moto Club-MA

O Moto Club (MA) garantiu o acesso à Série C no ano passado. Nesta temporada, o time foi mal na Copa do Nordeste e caiu na 1ª fase. Na Copa do Brasil, foi eliminado pelo São Paulo (SP) em jogo único, no estádio Castelão, em São Luiz (MA), também na fase inicial. Assim como o rival maranhense, o Moto foi eliminado na 1ª fase do 1ª turno do Estadual e busca agora a reabilitação no segundo turno.

CSA-AL

O Azulão alagoano também é outra equipe que vem da Série D após acesso no passado. Na Copa do Brasil, foi eliminado com uma goleada em casa para o Sport (PE), na 1ª fase, por 4 a 1. Na Copa do Nordeste, também caiu na 1ª fase. No Campeonato Alagoano, chegou ao hexagonal e está disputando uma vaga na semifinal.

ASA-AL

O Fantasma está surpreendendo na Copa do Brasil. Passou pela Ferroviária (SP), ao empatar por 1 a 1, jogando no interior paulista. Em seguida, venceu o Coritiba (PR), em pleno estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), por 2 a 0. Na 3ª fase, disputa vaga com o Paraná (PR). No primeiro jogo, em Arapiraca (AL), houve empate por 0 a 0. Se passar, vai se classificar mais uma vez fora de casa. O ASA (AL) não disputou a Copa do Nordeste e, assim como o CSA (AL), briga por vaga na semifinal do Campeonato Alagoano.

Fortaleza-CE

Batendo na trave em temporadas anteriores, o Fortaleza (CE) também foi eliminado da Copa do Brasil logo na 1ª fase ao ser derrotado pelo São Raimundo, por 2 a 1, em Santarém. Na Copa do Nordeste, também teve fraco desempenho e saiu ainda na fase de grupos. No Campeonato Cearense, o Leão do Pici terminou a fase de classificação na 2ª colocação, passou pelo Tiradentes nas quartas e, na semifinal, enfrenta o Ferroviário (CE). No primeiro jogo, o Fortaleza (CE) perdeu por 2 a 0.

Confiança-SE

O Confiança (SE) não disputou a Copa do Nordeste e nem a Copa do Brasil como a maioria de seus adversários. No Campeonato Sergipano, após terminar em 1º lugar na fase de classificação, disputa o hexagonal para ir à final da competição.

Salgueiro-PE

O Salgueiro (PE) também não disputou a Copa do Nordeste deste ano e foi eliminado da Copa do Brasil na 1ª fase, com a derrota por 1 a 0 para o Sinop (MT). O time vai muito bem no Campeonato Pernambucano e lidera a 2ª fase, tendo inclusive garantido vaga antecipada nas semifinais.

Botafogo-PB

O Botafogo (PB) disputou a Copa do Brasil, mas saiu logo com a goleada na 1ª fase para o São Francisco, por 3 a 0, em Santarém. Na Copa do Nordeste, também foi desclassificado na 1ª fase. No Campeonato Paraibano, é o líder da fase de classificação e já está na semifinal da competição.

Remo

Único time da Região Norte, o Remo foi eliminado nas quartas-de-final da Copa Verde com a derrota surpreendente para o Santos (AP), por 3 a 0. Na Copa do Brasil, o Leão foi eliminado pelo Brusque (SC), após perder por 2 a 1. No Campeonato Paraense, o Remo está classificado e faz uma das semifinais.

Cuiabá-MT

Representante do Centro-Oeste, o Cuiabá (MT) se classificou na primeira fase da Copa do Brasil ao vencer o Rondoniense (RO), por 2 a 0. Na 2ª fase, após empatar com a Ponte Preta (SP) por 1 a 1 no tempo normal e vencer nos pênaltis, se classificou para a fase seguinte, mas foi eliminado pelo Goiás (GO). Na Copa Verde, o time de Mato Grosso foi desclassificado em casa pelo mesmo Rondoniense (RO). O time está na semifinal do Campeonato Mato-Grossense.

Volta Redonda-RJ

Dos cariocas, apenas o Volta Redonda (RJ) disputou a Copa do Brasil, mas saiu na 1ª fase, para o Cruzeiro (MG). No Cariocão, o atual campeão da Série D do Brasileirão não passou da 1ª fase na Taça Guanabara e nem na Taça Rio.

Macaé-RJ

O Macaé (RJ) não disputou a Copa do Brasil e, no Cariocão, em 11 jogos realizados, somou apenas 2 pontos. A equipe, diferente do Volta Redonda (RJ), tem experiência recente na Série B e sonha com o retorno.

Tombense-MG

O Gavião-Carcará não disputou a Copa do Brasil este ano. No Campeonato Mineiro, faltando uma rodada para terminar a primeira fase, o Tombense (MG) estará na semifinal se vencer o URT (MG), pela última rodada, em casa.

Tupi-MG

Assim como a Tombense (MG), o Tupi (MG) também não jogou a Copa do Brasil 2017. Na Série B do Campeonato Mineiro, é apenas o 8º colocado. O Galo Carijó disputa a Série C após ser rebaixado no ano passado.

Bragantino-SP

O Bragantino (SP) se classificou na 1ª fase da Copa do Brasil, ao empatar com o Anápolis (GO), mas caiu na 2ª fase para o Vitória (BA). O time briga para ir à semifinal do Campeonato Paulista da Série A2.

São Bento-SP

Recém-chegado à Série C após acesso no ano passado, o São Bento (SP) foi desclassificado pelo Paraná (PR) na 1ª fase da Copa do Brasil. No Paulistão, a equipe foi eliminada na fase de grupos na chave que classificaram Palmeiras (SP) e Novorizontino (SP).

Botafogo-SP

O Botafogo (SP) não disputou a Copa do Brasil, mas vem muito bem no Campeonato Paulista. A equipe avançou até a fase mata-mata e briga com o Corinthians (SP) para seguir avançando. Nas quartas-de-finais, a equipe de Ribeirão Preto (SP) empatou com o Timão por 0 a 0.

Mogi Mirim-SP

O Mogi Mirim (SP) também não disputou a Copa do Brasil na temporada 2017. A equipe não vem fazendo um bom ano e, disputando a Série A2 do Paulistão, vem lutando contra o rebaixamento.

Ypiranga-RS

Representante do futebol gaúcho, o Ypiranga (RS) esteve na Copa do Brasil este ano, mas acabou eliminado na 1ª fase pelo PSTC (PR), por 2 a 1. No Gauchão, o time de Erechim (RS) foi uma das equipes rebaixadas para a Série B.

Joinville-SC

O Joinville (SC) vem de 2 rebaixamentos consecutivos. O time catarinense vai muito bem na Copa do Brasil, onde já passou pelo Comercial (MS), São Raimundo e Gurupi (TO), Na 4ª fase, vai pegar o Sport (PE). No Campeonato Catarinense, após o 1º turno ruim, quando terminou na 9ª colocação, o Joinville (SC) disputa o returno ponto a ponto com a Chapecoense (SC).

Globo Esporte.com, 04/04/2017