Juazeirense-BA 1x0 Remo
Juazeirense-BA 1x0 Remo

O Remo que foi derrotado pela Juazeirense (BA) concede muito espaço no meio e nos lados. Tamanha generosidade cobra um preço alto demais em competições equilibradas e niveladas por baixo, como o Brasileirão da Série C. Não há como sobreviver a tanta vulnerabilidade e com tão parcos valores individuais. Os adversários se estudam e, obviamente, esse ponto fraco azulino já é de conhecimento geral.

É uma verdadeira “ilha da fantasia” o esquema 4-3-3 usado pelo Remo. É fantasioso porque, apesar de jogar com 3 atacantes, o time não tem a agressividade que um trio de frente deveria oferecer.

O sistema funcionou com êxito no Campeonato Estadual com as suas frágeis linhas defensivas, incluindo a do rival Paysandu, vítima contumaz dos avanços de Elielton e Felipe Marques pelas beiradas. Ocorre que o Remo saiu do Parazão, mas o Parazão não saiu do Remo.

Na Série C, destacam-se aqueles que têm bom conjunto e atuam de forma compactada, brigando por espaço o tempo todo. Com 3 homens na frente, mesmo que os ponteiros ajudem a bloquear, o Remo permite quase 20 metros de abismo entre o meio e a linha ofensiva. É fatal para qualquer zaga. Foi nessa “faixa de Gaza” que Atlético (AC) e Juazeirense (BA) penetraram para construir as jogadas que levaram aos gols.

A saída óbvia é reforçar a segunda linha, com um armador (Adenilson ou Everton) e três volantes (Dudu, Brasília e Dedeco). Na frente, levando em conta o baixo rendimento de Isac, a alternativa seria usar um ponta velocista e um atacante mais centralizado (Gabriel Lima ou Jayme).

A Juazeirenze (BA) mostrou entender as peculiaridades da Série C, contando com um armador habilidoso (Julinho Tardelli) que tanta falta faz ao Remo. Sem um organizador, a bola é sempre rifada pelo goleiro Vinícius em direção a Felipe Marques e Elielton, ou distribuída a esmo por Dudu, um volante operário cujas virtudes não incluem o talento para fazer lançamentos.

Cabe observar que tanto Vinícius quanto Dudu agem assim por força da necessidade. Se o time tivesse um organizador de verdade, essas saídas de emergência não seriam necessárias e o Remo teria mais posse de bola, livrando-se do bate-volta atual.

Givanildo comentou, depois do jogo, que continua a esperar a contratação de outro centroavante, pois tem apenas Isac para o embate direto com a zaga. Sabe-se que o experiente técnico não é dado a lamúrias, mas tem tirado leite de pedra para dar um mínimo de competitividade ao time.

A situação fica mais dramática porque Felipe Marques, principal peça ofensiva do time na temporada, murchou após a divulgação do acerto com o Londrina (PR). Pode ser apenas uma instabilidade temporária, mas o fato é que o ponta perdeu chances contra Atlético (AC) e Globo (RN) em lances que o Felipe Marques do Parazão não perderia.

No ritmo atual, caso não se leve a sério a necessidade de reforçar o elenco, o risco de rebaixamento se agiganta. Claro que ainda é cedo, com 15 rodadas a disputar, mas é bom levar em conta a máxima de Pep Guardiola, de que um título se ganha nas últimas 8 rodadas e se perde nas 8 primeiras.

Blog do Gerson Nogueira, 30/04/2018

34 COMENTÁRIOS

  1. Não sejam idiotas formem um time bom que a torcida comparece e paga as dívidas, o contrário não é verdadeiro

    • Isso não existe é pura fantasia. Formar um time com vista em arrecadação futura é a fórmula para o fracasso. Qualquer clube com um mínimo de racionalidade financeira sabe que deve ficar restrito ao orçamento, mas se a torcida quer time bom, então se vincule como sócio torcedor para aumentar o orçamento. Não existe nada de graça neste mundo.

  2. Porque o remo não contrata o atacante Jeferson monte alegre do São Raimundo, no paraense ele provocou que têm condições de vestir a 9 do Leão .

  3. O mais absurdo é acompanhar a inércia da diretoria,simplesmente vendo as rodadas passarem e nada pelo menos para tentar amenizar a situação.

  4. O Remo jogando lá fora os 15 primeiros minutos joga bem até perde gols que deveria matar logo o time adversário e assegurar o resultado que é a vitória só que não faz os gols e dos 16 minutos iniciais pra frente se perde em campo dá de entender que o time fica cansado.

  5. A Diretoria começou mais uma semana MENTINDO, dizendo que vai contratar pra evitar um confronto de graves proporções com a torcida, lá pela quarta ou quinta-feira eles mandam o CAXIADO dizer que não vem ninguém e que quer VER O MANGUEIRÃO LOTADO NO sábado cobrando 40 contos!!!! VÃO SE FUDER BANDO DE BANDIDOS!!!!!!!!! TARDELLI do Juazeirense em 45 minutos mapeou o mimimi do Remo!!! ELES VIVEM DE CHUTÃO PRO ISAC!!! SÓ ISSO!!!! AÍ quando chega em BELÉM, com medo de TOMAR CACETE DO FENÔMENO ELES SOFREM PRA GANHAR DE 1 X 0 DO SANTA CRUZ!! AÍ COMEÇA TUDO NOVAMENTE!!!!!!!!!!! LEÃO SÓ JESUS NA CAUSA!!!!!!!

  6. MEU AMIGO SE A DIRETORIA FOR NA BAHIA E VER A QUANTIDADE DE GAROTOS DE 17 A 22 ANOS QUE FAZEM ATÉ CHOVER EM TERMOS DE FUTEBOL E COM SALÁRIOS NA FAIXA DOS SEUS 10 MIL!!!! DIRETORIA PREGUIÇOSA E IMUNDA!!! TÔ TORCENDO PRO FENÔMENO AZUL DÁ UMA PRESSÃO DAQUELAS EM VOCÊS SEUS FILHOS DA PUTA!!!!!!!!!!

    • Pelo amor de Deus. Esqueçam essa farsa do Eduardo ramos. Ele vão jogar bem dois jogos e depois todo mundo sabe como vai ser
      Pqp eduardo ramos é retroceder

  7. Muito oportuno e feliz o comentário do Gerson Nogueira. Ele na verdade reuni o que todos os torcedores que acompanham o Remo com mais intensidade estão vendo e inclusive expondo aqui nesse espaço. O Givanildo está apostando em um entrosamento de um esquema de jogo que vem do paraense porque não tem outras alternativas. O grupo é fraco. Acredito que deva mudar esse esquema e deverá buscar outras alternativas com outros jogadores do elenco que possuem qualidade por antecedentes como Gabriel Lima, Dedeco e mesmo os recentemente chegados que vão se adaptar , como também com possíveis contratações que esperamos que aconteçam e que não seja somente enrolação do grupo diretor.

  8. Vencendo o Duelo contra o Santa Cruz o Leão volta para o G4, eu volto a dizer que a viagem até a Bahia foi cansativa por isso caiu o rendimento da equipe, a vitória sobre o Santa Cruz mais um empate na 5ª rodada garante a permanência no G4, pra frente é só manter as vitórias em casa e não se preocupar com derrotas fora de casa.

  9. Concordo plenamente com o Gerson Nogueira. O Givanildo tem que acabar com essa esquema de três atacantes, já não cola mais. Tirar o Felipe Marques do time e reforçar o meio de campo voltando ao esquema 4-4-2. O Felipe Marques já está com a cabeça no Londrina, não combate, não entra mais em dividida com medo de se machucar, passou a ser mais uma peça inútil no time,

  10. De fato se alguém me perguntasse se eu gostaria de ver o Eduardo Ramos no Remo, novamente, eu responderia que não. Mas eu perguntaria: O Everton e o Adenilson jogam mais que o Eduardo Ramos?

    • Um torcedor mandou essa pra gente: ER “de ressaca” joga mais que os atuais meias do Remo. Quem concorda?

  11. Esse elenco do Remo é fraquíssimo ,livram-se apenas algumas peças e para completar essa diretoria não consegue contratar um único bom jogador ,acho que vai esperar o remo ser rebaixado para contratar ,temos que contratar urgentemente já para esse próximo jogo ou será outra derrota .
    Uma torcida tão apaixonada não merece esse elenco tão fraco,urgência nas contratações diretoria!!!!!

  12. Infelizmente o REMO não tem um projeto para subir para a Série B, nem muito menos para permanecer na C, resultado pode cair para a D. Executivos de Futebol e Diretores, de qualquer time digno, devem possuir visão de negócio, o mercado futebolístico atual exige visão e tomada de decisão rápida, com essa cambada de jogadores incompetentes do REMO, fica claro que a diretoria não teve o menor critério nas contratações. Falta de respeito aos torcedores que vão ao estádio e contribuem financeiramente.

  13. Pô, da o aimento pros caras. Eles merecem. Contrata um centroavante e um armador de nível. Se não der pra contrarar dois laterais contrara um sheriff de nível. Senão mano é queda na certa.

  14. Gente o culpado de tudo isso somos nós mesmos torcedores porque, mesmo sabendo que temos um time com a pior formação que já vi, continuamos dando dinheiro para essa diretoria quando vamos ao estádio.
    É preciso, se quisermos um time melhor, abandonarmos esse que aí está!
    Enquanto não doer no bolso dessa diretoria, eles não irão se mexer!

  15. nem JESUS salva o REMO. Estes jpogadores estao ai so para receber. Sei , daqui de SAO PAULO, que tem jogador com cartao de advogado no bolso, que se o REMO dispensar , é so correr para o advogado e viajar e ficar esperando receber que o MINSITERIRO DO TRABALHO obriga pagar, nao importa quanto tempo leve. Conheço jogador do REMO, isto é , que jogou, esta por aqui pelo sul recebendo normalmente. Tem uma piada aqui entre os jogadores que estao desempregados e treinando , em um certo clube que nao vou citar, Vai para BELEM assina com o REMO e depois fica na boa, bastar assinar, se jogar bem ou nao voce esta recebendo. Tem uma histora do RAMON que corre entre os jogadores, ele disse que quando jogou em BELEM deu o maior golpe da vida de jogador.

  16. Uma boa reportagem. Falou algumas verdades. Acho que o Givanildo erra quando dá a entender que precisa de um jogador pra alternar com Isac, precisar até precisa, mas o Remo tem sua maior fragilidade no meio de campo, porém jamais traria ER de novo, não é possível que só exista ele que possa “,resolver” nesse meio de campo. Acho que ao término de alguns contratos e algumas dispensas, a diretoria vai contratar. Mas como se diz na reportagem, não adianta contratar e continuar jogando tão aberto e fragilizado. Porque não voltar a jogar fechado e em contra-ataque como deu certo contra a mucura? Pelo menos fora, deveria jogar assim.

  17. No meu ponto de vista o Remo pode ate perder os jogos, mais o que falta nesses jogadores e uma injeção de animo, falta garra e disposiçao.. Quero saber pq o Gabriel Lima não entra nesse time…. Já em relação a frente do time que o técnico diz que só tem o Isac. Pq não contrata o Monga ou o Jefferson Monte Alegre… Acho que o Remo tá deixando para contratar próximo do termino do campeonato… Alo diretoria vamos acordar…….

  18. Não quero aqui defender o Isac, que realmente vem perdendo vários gols. Mas quero alertar aos defensores da volta desse Eduardo Ramos, que ao Isac,ainda não foi dada nem a metade das chances que foi dada ao “maestro”. O mesmo falo do, já esquecido Flamel, que também, se for comparar com Eduardo Ramos, não teve muitas chances. Lembro aos senhores, ainda, que nos momentos em que, realmente o Remo precisou do “maestro”, ele não chamou a responsabilidade pra si, pelo contrario, se escondeu em campo. Lembro também que, esse mesmo ” maestro”, foi recebido até de helicóptero no Baenão e que, pro que foi investido nele, ele ficou até devendo. Também me chegou a informação, não sei se é verídica, de que, o Eduardo Ramos, agora defende as cores do Cuiabá, mesmo time, que, daquela final, onde o “maestro”, pra variar, deu mole, de novo. Enfim, ainda acredito, que se mudar o esquema de jogo, o Isac, possa retomar o caminho do gol e ajudar o Leão a subir.

  19. Givanildo tem pedido jogadores.mais a diretoria acha que com esse time vai conseguir alguma coisa .estão enganados com esse time e brigar pra nao cair pode escrever o que tou dizendo ano após anos todo ano e isso ta difícil ser remo

  20. Com esse time meia boca é melhor mudar esse esquema e deixá-lo mais compacto. 4-3-3 não vai funcionar, melhor que seja 4-3-1-2, assim abre a possibilidade desses laterais subirem um pouco mais e apoiarem o meio nas criações. Desses 3 volantes tem o Dedeco que tem a característica de apoiar e ajudar no ataque, assim temos a possibilidade de chegar na frentr com 6 jogadores. Hoje se você olhar só chega um dos pontas e o Isac sempre atrasado, o resultado está aí, 3 jogos , um gol apenas e de pênalti…. Levou baile nos 3 jogos com times de menor expressão.

  21. Muitas vezes, durante um jogo, a torcida do Remo pede pra que os jogadores tenham raça ao jogar. Tenho certeza de que não falta raça pra esse time, falta uma coisa mais importante que isso, mas os jogadores NÃO tem: TALENTO.
    Na minha opinião, nos estamos cobrando algo errado quando tentamos incentivar o time a joga.

Comments are closed.