Eudes Pedro
Eudes Pedro

O anúncio de Eudes Pedro como técnico do Remo foi surpreendente pelo fato de ser um profissional que estava, em tese, fora do radar. Ele chega ao Pará para sua primeira experiência no comando de uma equipe depois de passar 24 anos trabalhando no futebol profissional como membro de comissões técnicas, em diferentes cargos.

Sem experiência no cargo, seu principal respaldo no Leão é a parceria de 14 anos com Cuca, um dos técnicos mais vencedores do país.

Aliás, a forte ligação entre ambos deve permanecer mesmo à distância, em clubes diferentes. Durante a tarde de terça-feira (27/08), Cuca ligou para o presidente Fábio Bentes para referendar bastante o ex-auxiliar e se dispôs a ajudar com possíveis empréstimos de jogadores do São Paulo (SP) ou indicando contatos.

Durante a noite, o técnico Abel Braga fez o mesmo, dando mostras de que o novo treinador azulino é bem relacionado.

Eudes Pedro é formado em educação física pela UFPE, com especialização em Performance do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui “Licença A” de treinador da CBF.

Na tentativa de fazer um perfil do técnico, foram coletadas algumas informações sobre suas preferências, estilo de jogo e até o trato com a imprensa. Setoristas que cobriram equipes pelas quais o ex-auxiliar já passou foram unânimes em dizer que ele gosta de conversar, é acessível e muito cordial com jogadores e até mesmo repórteres.

A relação com Cuca realmente é o ponto que gera maior curiosidade. No Palmeiras (SP), ele era considerado um dos “braços direitos” do técnico, junto com os auxiliares Cuquinha (irmão do técnico) e Daniel Cerqueira.

Eudes Pedro tinha funções mais rotineiras: é bastante ligado em estatísticas, era uma segunda voz de Cuca nos treinamentos e recolhia dados e números dos jogadores palmeirenses, como aproveitamento em cobranças de pênaltis e bolas paradas, por exemplo.

No Santos (SP), último trabalho ao lado de Cuca, Pedro também era uma espécie de elo entre o treinador e as categorias de base. De perfil observador, com frequência acompanhava partidas dos times Sub-20 e Sub-17 em busca de peças de reposição ao time principal, como um olheiro.

O novo técnico azulino está acostumado ao trabalho de olheiro e análise de atletas, habilidade que será necessária no projeto atual do Remo.

Ao mesmo tempo, poucas vezes teve que comandar sozinho um treino. Cuca fazia questão de dar orientações aos jogadores durante os treinamentos e Eudes Pedro não teve a oportunidade de dirigir uma equipe em uma eventual suspensão do treinador. As preferências táticas e seu estilo de jogo ainda são, por enquanto, difíceis de avaliar.

As principais dúvidas que ainda pairam sobre a escolha do Remo por Eudes Pedro começarão a ser sanadas nesta quinta-feira (29/08). O clube agendou uma coletiva de imprensa para a apresentação do treinador, a ser realizada logo após o treino da manhã, no Baenão.

Globo Esporte.com, 28/08/2019

4 COMENTÁRIOS

  1. O Lailson , Pingo e outros da base tiveram poucas chances com o MF ainda teve comentarista que criticou Pingo contra o Sobradinho qd Remo met
    eu 3×0

  2. Sinceramente falando me agrada o perfil desse novo projeto com o Eudes Pedro, ele já viu uma das fraquezas do time !preparo físico o time não consegue impor uma intensidade de jogo. O Cuca não precisa nem falar sobre ele e a relação de respeito que tem pelo clube do remo, deixou saudade sua passagem como jogador, eu era um garoto mais lembro de um jogaço dele no mineirão contra o Cruzeiro acho que o remo meteu 5×2, cuca arrebentou!

    Bem Vindo Eudes, Deus seja louvado em sua vida!

Comments are closed.