Estudos estatísticos mostram que ocorre 1 gol de escanteio a cada 10 jogos no futebol mundial. O Remo, porém, é um ponto fora da curva nesse cenário. O Leão fez gol de escanteio em 4 dos seus 10 jogos na Série C.
Foram 2 gols de Fredson, em cobranças de Carlos Alberto, contra Juventude (RS) e Boa Esporte (MG). Também em cobrança de Carlos Alberto, Emerson Carioca fez contra o Luverdense (MT). O outro gol foi de Marcão, depois que Douglas Packer cobrou o escanteio rolando a bola para Ronaell cruzar e o zagueiro completar de cabeça, contra o Atlético (AC).
Obviamente, não se trata de coincidência. O Remo vem colhendo frutos de treinamentos específicos e está sob estudo dos adversários, como é o caso do Juventude (RS) para o jogo deste sábado (06/07).
Por isso e pelas questões táticas gerais, Márcio Fernandes está investindo em novas estratégias de jogo.
Marcação ofensiva
O atacante Marcão Santana está no Remo há 3 semanas. Esteve em campo por 63 minutos, contra Paysandu e Boa Esporte (MG), mas ainda não está pronto para jogar 90 minutos, tal como Eduardo Ramos, que acabou de chegar. Por isso, não devem ser acionados ao mesmo tempo contra o Juventude (RS).
Márcio Fernandes não vai abrir mão de uma primeira linha de marcação efetiva, o que deve pesar muito a favor de Gustavo Ramos e Alex Sandro. Pelo que dá para deduzir, se Marcão Santana começar como titular, Eduardo Ramos começa no banco, ou vice-versa.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 05/07/2019