Após o treinamento da manhã desta quarta-feira (18/03), comissão técnica e jogadores do Clube do Remo receberam orientações aos procedimentos da pandemia de Covid-19.
Na palestra, realizada no NASP, participaram o chefe do Departamento Médico azulino, Dr. Jean Klay, a infectologista Dra. Vanessa Santos e o farmacêutico da Sespa, Dr. Patrick Cruz, além de membros da diretoria e o presidente Fábio Bentes. O principal teor da reunião foi a importância das orientações aos atletas.
“Hoje tivemos essa conversa com os jogadores e a importância foi a orientação, preservar a saúde. A informação aqui foi o principal fator da palestra. Eles foram informados sobre medidas de prevenção e recomendações”, explicou a infectologista.
Durante a palestra, comissão técnica e jogadores foram orientados sobre o dia a dia no clube.
“Foi feito um trabalho de prevenção com todos, com orientações relativas à higienização das mãos, formas de contágio, no sentido de trabalhar a prevenção. Todos precisamos reforçar a higiene pessoal”, disse o Dr. Patrick Cruz.
Dispensers de álcool em gel estão distribuídos nas dependências do Baenão e da Sede Social.
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, mas podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Site Oficial do Clube do Remo, 18/03/2020